Ciclo de cinema e Literatura como projeto de extensão

Em Laranjeiras do Sul, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) está abrindo suas portas para a comunidade com seus primeiros projetos de extensão. Denominado de “Ciclo de Cinema e Literatura 2010”, coordenado pelo professor Mariano Sánchez, pretende exibir filmes com temática baseada em obras da literatura brasileira, tema solicitado em diversos concursos e seleções. Pela sistemática adotada, normalmente é exibido o filme e logo após um debate com os presentes.
O primeiro discutido foi “Vidas Secas”. O livro foi apresentado no encontro anterior e o filme foi apresentado na sexta-feira, 24. A obra foi produzida em 1963, dirigido por Nelson Pereira dos Santos e é baseada no livro homônimo do escritor Graciliano Ramos.
As atividades são programadas para acontecerem às sextas-feiras, das 14 às 16 horas, no Auditório do campus. O objetivo do projeto é oferecer aos alunos de todos os cursos da UFFS e também a pessoas da comunidade a oportunidade de ler e discutir textos de grandes autores de Literatura Brasileira, considerando também as versões cinematográficas que essas obras inspiraram. Conforme Mariano Sánchez, “esta também é uma forma de oferecer atividades que contribuam para melhorar as capacidades de leitura, análise e interpretação de textos em língua portuguesa, e ao mesmo tempo em que amplia o universo das obras de referência dos alunos, enriquecendo a sua formação humanística”.

Cronograma;

1º de outubro:
Análise da obra “A Hora e a vez de Augusto Matraga” , de João Guimarães Rosa (1946)
8 de outubro:
Exibição do filme “ A Hora e a vez de Augusto Matraga”, do diretor Roberto Santos (1965), 115 min.
15 de outubro:
Análise da obra “A Cartomante”, de Machado de Assis (1884)
22 de outubro:
Exibição do filme “A Cartomante”, dos diretores Wagner de Assis e Pablo Uranga (2004), 95 min.
29 de outubro:
Análise da obra “Vida e Morte Severina”, de João Cabral de Melo Neto (1966)
5 de novembro:
Exibição do filme Vida e Morte Severina”, do diretor Walter Avancini (1981), 59 min.
12 de novembro:
Análise da obra “Budapeste”, de Chico Buarque (2003)
19 de novembro:
Exibição do filme “Budapeste”, do diretor Walter Carvalho (2009), 113 min.

outubro 1, 2010   Publicado em: Notícias