Criada Divisão para auxiliar elaboração de projetos de pesquisa

Chapecó – Desde 30 de setembro, está a frente da Divisão de Projetos, ligada à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a servidora Luciana Pacheco do Nascimento. Entre suas atribuições daqui para frente, estão a de planejar, coordenar e executar atividades relativas ao desenvolvimento de projetos de pesquisas no âmbito da universidade; divulgar os editais das principais agências de fomento à pesquisa; estimular e assessorar a submissão de projetos científico-tecnológicos nas diferentes áreas do conhecimento junto a órgãos de fomento; analisar e aprovar processos referentes à pesquisa e estabelecer os processos de seleção interna. Além disso, Luciana atuará na promoção dos projetos de pesquisa da UFFS, no credenciamento e certificação de grupos de pesquisa e na promoção e capacitação de pesquisadores de acordo com as necessidades acadêmicas.

O cenário é de bastante trabalho para a chefe da Divisão de Projetos. Além das várias atividades previstas no cargo, Luciana pontua algumas que devem ser implementadas nos próximos dias. Uma delas é o agendamento de visitas às agências de fomento que atuam nos três estados do Sul do país, mais precisamente Fapesc (SC), Fundação Araucária (PR), Fapergs (RS). O motivo, conforme explica Luciana, são questões de adequação ao fato de os campi estarem situados nos três estados, mas o CNPJ registrado em Santa Catarina, fato que está complicando a aprovação de projetos pelos pesquisadores nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Está ainda na estratégia de qualificação para o desempenho da função a busca de curso de capacitação e visita de trabalho à Diretoria de Projetos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Os avisos sobre editais abertos estão sendo enviados aos docentes via e-mail, e a partir desta edição, o Boletim Informativo da UFFS também vai divulgá-los.

Editais abertos:

Edital nº 58/2010, da SAF, MDA e CNPq
Aberto até o dia 11 de novembro de 2010
Objetivo: Apoiar projetos de pesquisa científica e extensão tecnológica que visem contribuir para o desenvolvimento da agricultura Familiar do País.

Edital nº 65/2010, do MCT, CNPq, MEC e FNDE
Aberto até o dia 11 de novembro de 2010
Objetivo: selecionar propostas para a realização de Olímpiadas Científicas de âmbito Nacional como instrumento de melhoria dos ensinosfundamental e médio, para identificar jovens talentos que podem ser estimulados a seguir carreira técnico-científicas.

outubro 6, 2010   Publicado em: Notícias