Alunos da UFFS realizam visita técnica a Unidade de Conservação

Erechim – No último dia 6, os alunos do curso de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus de Erechim, estiveram no Parque Estadual Fritz Plaumann, em Concórdia, Santa Catarina. O objetivo da visita foi conhecer uma Unidade de Conservação (UC) e seu sistema de gerenciamento, assim como discutir com os gestores (engenheiros ambientais e biólogos) as possibilidades de atuação profissional. Essa atividade fez parte do cronograma das disciplinas de “Introdução à Engenharia Ambiental” e “Fundamentos em Ecologia”.

Criado para compensar os impactos ambientais gerados pela implantação da Usina Hidrelétrica de Itá, o Parque Estadual é uma unidade de conservação de proteção integral, administrada pela Fundação do Meio Ambiente (FATMA) e pela Equipe Cogestora do Parque Estadual Fritz Plaumann (ECOPEF). Essa última tem como missão fazer a gestão da Unidade de Conservação Estadual, de modo a torná-la um Parque de referência em relações de integração positiva com as comunidades rurais situadas no seu entorno.

Bruno Venturin, 18, aluno do curso de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, demonstrou-se satisfeito com a atividade. “É importante conhecermos nossa missão e atribuições como futuros engenheiros ambientais. Aprendemos também o funcionamento de uma Unidade de Conservação e quais as dificuldades que ela possui, como a invasão de espécies exóticas e a recuperação de áreas degradadas”. Além do coordenador da atividade, prof. Paulo Hartmann, participaram os professores da UFFS Anderson Alves Ribeiro, Fábio Sanches, Gean Delise Vargas e o professor convidado Valdir Coppini.

outubro 11, 2010   Publicado em: Notícias