UFFS realiza primeira atividade de seu programa artístico-cultural

Erechim – Na tarde de sábado, 9, o Auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus de Erechim, foi palco da primeira atividade do Programa Artístico-Cultural Sinestésicos: arte, cultura & comportamentos altissonantes. O Programa, que é baseado em quatro eixos (diálogos, literatura, música e cinema), deu espaço ao Diálogo “Da seresta aos festivais” e contou com a participação dos professores Francisco Alcides Cougo Júnior e Leandro Braz da Costa. Francisco é mestre em História pela FURG, professor, historiador e pesquisador da cultura popular a da vida e obra do cantor e compositor gaúcho Teixeirinha. Leandro é mestre em História pela FURG e pesquisador da história da música popular brasileira nas décadas de 60, 70 e 80.
O público presente, formado por estudantes, tanto da UFFS como de outras instituições, docentes, artistas e comunidade regional, pôde discutir em que medida o “discurso sobre música” pode criar estereótipos capazes de classificar socialmente uma obra como sendo de “bom gosto” ou de “mau gosto”. Para ilustrar essa separação, os debatedores falaram sobre os festivais de música ocorridos na década de 1980 na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, bem como sobre a produção de Teixeirinha, apontando traços discursivos na apropriação social e valoração dessas manifestações artístico-culturais.
Após a fala dos professores convidados, abriu-se um debate em que temas como o papel da mulher e as memórias evocadas por Teixeirinha vieram à tona. Para o debatedor Francisco Cougo, foi “particularmente satisfatório ver que Erechim está aberta para debates sobre temas que nem sempre fazem parte do universo acadêmico. Conversar sobre música, festivais e Teixeirinha proporcionou uma visão bem clara de que o público presente no evento está disposto a debater não apenas aquele tipo de conhecimento já consolidado, mas também aquele que ainda está por ser consolidar”.
O Programa Sinestésicos tem como coordenadores os professores da UFFS Atílio Butturi Jr, Ani Carla Marchesan, Gerson Wasen Fraga e Paulo Bittencourt. Também conta com a participação dos alunos bolsistas de iniciação acadêmica Elton Carlos Piran, do curso de História e Fabrício Fontes de Souza, do curso de Geografia. Para os coordenadores, “esta foi uma oportunidade de iniciar o programa discutindo a própria categoria de cultura e como essa deve ser constantemente repensada”.
Atividades estão programadas até o mês de dezembro. No próximo dia 16, a partir das 15 horas, no Auditório do Campus Erechim da UFFS, “O Popular e a Decadência em Nelson Rodrigues” será o tema da discussão sobre literatura com a participação do professor Ricardo Martins, da URI. A entrada é franca e os participantes poderão receber certificados. Mais informações podem ser obtidas através dos seguintes endereços: sinestesicos.uffs@gmail.com, sinestesicosuffs.blogspot.com, twitter.com/Sinestesicos.

outubro 13, 2010   Publicado em: Notícias