Estudantes participam de encontro na UTFPR

Laranjeiras do Sul – Na manhã do dia 8, sexta-feira, 25 alunos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) partiram para a UTFPR de Pato Branco como o objetivo de participar do II Encontro Sobre a Revolta dos Posseiros. O evento foi organizado pelos bolsistas do grupo PET, juntamente com os alunos do 2º ano do curso de Agronomia da instituição. No período da manhã, alunos do curso de Agronomia do campus de Laranjeiras do Sul apresentaram trabalhos de pesquisa sobre o tema do encontro, destacando-se diversas entrevistas realizadas com testemunhas do evento histórico, que aconteceu no sudoeste do Paraná na década de 1950.
Após o almoço, as alunas de Agronomia Bruna Hasse (1º ano) e Angela Bernardon (3º ano), participantes do PET, tutoraram os alunos da UFFS pelo campus da UTFPR. Eles conheceram as estruturas de estufas e os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos nos cursos da universidade, além de vários laboratórios como de Entomologia, Zoologia e Solos, entre outros. Nos laboratórios trabalham estagiários e bolsistas mantidos pelas bolsas de pesquisa em parceira com a Fundação Araucária, CNPq e outras entidades de fomento à pesquisa. No período da tarde foi apresentado um documentário produzido pela Emater regional sobre a Revolta dos Posseiros. Em seguida, o jornalista Ivo Pegoraro, do Jornal de Beltrão, deu seu testemunho referente ao documentário e a situação político-histórica daquele período histórico.
No prosseguimento do encontro, Osvaldo Heller da Silva, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), apresentou o contexto agrário no Paraná entre as décadas de 1950 a 60. Em seguida, o pesquisador do IPEA, Guilherme Costa Delgado, discorreu sobre o contexto agrário em nível nacional, situando o problema histórico da reforma agrária. Segundo o pesquisador, o modelo de exploração agrário atual tem gerado grandes impactos ambientais. A mudança do modelo produtivo agrário somente ocorrerá, segundo ele, ao se resgatar a função social da terra e quando uma efetiva força política tomar conta do país para disseminar esta ideia. Além da temática pertinente aos conteúdos de História da Fronteira Sul e Agroecologia, os alunos aprenderam também a possibilidade de organização estudantil e a importância dos trabalhos de pesquisa para a formação profissional.

Estudantes do campus em Laranjeiras do Sul aproveitaram para conhecer as estufas da UTFPR, em Pato Branco.

outubro 14, 2010   Publicado em: Notícias