Diretor promove aula prática de Agroecologia

Laranjeiras do Sul – O diretor do campus da Universidade Federal da Fronteira Sul, Paulo Henrique Mayer, acompanhado pela professora Josimeire Aparecida Leandrini, coordenadora do curso de Agronomia, promoveu uma aula diferente sobre Agroecologia. No sábado, 09, pela manhã, aproximadamente 45 alunos do curso deslocaram-se até o município de Nova Laranjeiras, na comunidade Rio Esperança, a fim de uma visita com objetivo de conhecer uma pequena propriedade rural, considerada referencia em produção agroecológica na região.
Logo na chegada, Daniel Passos, produtor agroecológico, contou sua história de mudança de vida, passando de um produtor anônimo no sistema tradicional para ser uma pessoa reconhecida pela produção agroecológica. Segundo ele, a mudança começou pelo incentivo da filha, que fez o curso de Técnico Agrícola e trouxe uma nova visão para a propriedade. Daniel apostou na ideia e realizou cursos na área, especialmente por meio da Fundação Rureco, da qual até hoje faz parte. Depois de orientações recebidas, começou a aplicar os conhecimentos sobre agroecologia em sua propriedade. Depois de 6 a 7 anos de trabalho, a família de Daniel retira seu sustento deste sistema, sendo que, exceto a aquisição de alguns poucos produtos como trigo, açúcar e outros ingredientes básicos da alimentação, tudo o mais vem da propriedade ou da permuta com os outros produtores (ex. leite) que também aderiram ao sistema agroecológico.
Os professores e estudantes da UFFS puderam fazer um reconhecimento da propriedade de cerca de sete hectares e verificar a diversidade de espécies de frutas, 29 espécies diferentes, com produção distribuída conforme as estações do ano, além da plantação de uma variedade de outros produtos hortigranjeiros. No retorno da aula de campo, todos participaram de um almoço preparado com produtos agroecológicos da propriedade, com sucos naturais de amora e abacaxi. Atualmente, a família de Daniel Passos vende os produtos com a certificação participativa, apoiado pela Rureco e Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) de Laranjeiras do Sul, com aassessoramento da Rede Ecovida. Segundo Daniel, “mais que a vantagem econômica, é gratificante a satisfação em atender inúmeras pessoas, incluindo estagiários de outros países, e entidades que buscam referencia em sua propriedade. Além da qualidade dos produtos e da vida mais saudável.”

Alunos de Agronomia da UFFS estiveram em propriedade rural para vivenciar produção agroecológica

outubro 14, 2010   Publicado em: Notícias