Nelson Rodrigues é tema do segundo evento do Sinestésicos

Erechim – O Auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim, recebeu, no sábado 16, mais de 80 pessoas, entre estudantes, docentes e comunidade regional, para o segundo evento organizado pelo Programa Artístico-Cultural intitulado Sinestésicos. A discussão literária em torno do tema “O popular e a decadência em Nelson Rodrigues” contou com a participação do professor doutor Ricardo Martins, do Programa de Mestrado em Literatura da URI, campus Frederico Westphalen.
Usando como base três episódios da série “A vida como ela é”, o professor Ricardo elaborou uma fala em que, de Freud a Nietzsche, de Hannah Arendt a Compagnon, buscou incorporar conceitos de diversos campos do saber na problematização do discurso de de Nelson Rodrigues. Em seguida, a plateia teve a oportunidade de levantar questionamentos em torno de temas como a biografia de Nelson Rodrigues, o problema de autoria e até a controversa misoginia.
Ricardo Martins exaltou a iniciativa do Programa ao dizer que “o Sinestésicos apresenta uma proposta interessante, uma vez que propicia um encontro entre áreas e domínios diferentes da Universidade. Possibilitou, via Nelson Rodrigues, o diálogo a partir de uma obra que interessa não apenas ao campo das Letras como a intelectuais e pesquisadores de outros domínios como a História, a Filosofia, a Sociologia”.
O próximo evento ocorrerá em 23 de outubro, a partir das 14 horas, no auditório do Campus Erechim, com a exibição do filme A Onda (Alemanha, 2008) seguida de comentários dos professores da UFFS, Rodrigo Manuel Dias da Silva e Maria Silvia Cristofoli. A entrada é franca e os participantes poderão receber certificados. Mais informações podem ser obtidas através dos seguintes endereços: sinestesicos.uffs@gmail.com, sinestesicosuffs.blogspot.com, twitter.com/sinestesicos.

Professor Ricardo Martins, da URI, falou do universo literário de Nelson Rodrigues

outubro 21, 2010   Publicado em: Notícias