Instituições conhecem Política de Estágio da UFFS

Alunos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) poderão fazer estágios supervisionados em breve. A universidade reuniu entidades e instituições nos dias 20 e 21, em Chapecó, para apresentar a Política de Estágio.
Durante o evento foi feita a primeira assinatura de termo de compromisso da UFFS com uma instituição interessada em oferecer vagas de estágio a acadêmicos. Para o presidente da Central de Cooperativas Ascooper, Olavo José Ghedini, a UFFS tem muito a contribuir com as várias cooperativas ligadas à entidade. Tratando o estágio como uma atividade formativa, e não um trabalho isolado, ele acredita que pode haver uma troca de ideias entre a Ascooper e os estagiários, gerando, posteriormente, um conhecimento que se reverta em desenvolvimento. “O maior propósito é esse mesmo: refletir como a gente produz conhecimento – teoria e prática, ação e reflexão – envolvendo a universidade nesse processo de desenvolvimento regional com sustentabilidade, pensando um processo que integre o urbano e o rural numa perspectiva de emancipação humana”.
O evento teve a presença do reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, que falou do histórico da universidade, da escolha por cursos que possam contribuir com o desenvolvimento da região, do andamento do primeiro ano e do próprio estágio. Lembrou que a instituição está bastante satisfeita por já ter uma política de estágio e ressaltou o papel da atividade. “O estágio é um espaço educativo, não de mão de obra barata”.
A pró-reitora de Graduação, Solange Maria Alves, destacou a importância do diálogo com a comunidade regional para o entendimento da proposta de estágio formativo da UFFS. Assim como o reitor, falou que os estágios são “espaços de formação importantíssimos” para os alunos.
Para que os representantes de entidades e instituições conhecessem melhor a UFFS, a diretora de Oganização Pedagógica, Zenilde Durli, explicou o currículo dos cursos da universidade, enfatizando principalmente a formação cidadã das disciplinas do tronco comum e a carga horária superior dos cursos da UFFS em relação às diretrizes curriculares determinadas pelo Ministério da Educação (MEC).
Os detalhes da Portaria 370/GR/UFFS/2010, que regulamenta o estágio na UFFS, foram apresentados pelo diretor de Políticas de Graduação, José Oto Konzen. Ele explanou que a portaria foi resultado do esforço de quase dois semestres de estudos, pesquisa – inclusive da legislação de estágio existente – e elaboração das políticas de estágio da UFFS. Falou da importância da UFFS construir relações com as unidades concedentes de estágio e da aproximação dos projetos de formação dos crusos da UFFS com a realidade institucional regional.
Konzen também destacou que a UFFS deixará um professor de cada curso como coordenador de estágio, para que os alunos troquem ideias, reflitam e façam sugestões sobre as atividades desenvolvidas nas instituições. Falou sobre o processo a partir da assinatura do convênio – cadastro da instituição e dos alunos e confrontamento das informações para apontamento dos perfis mais apropriados para a atividade – e a respeito da taxa que as instituições precisam pagar para terem estagiários da UFFS (de seguro ao estagiário, que é menor do que os valores de taxas administrativas pagas aos agentes integradores hoje no mercado).
Reuniões com entidades das microrregiões também serão feitas nos cinco campi da UFFS.

Presidente da Ascooper, Olavo Ghedini, e reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, depois da assinatura do termo de compromisso

outubro 25, 2010   Publicado em: Notícias