Escola e sociedade contemporânea pautam ciclo de debates na UFFS

Erechim – O auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim ficou lotado na noite de terça-feira, 19, momento da abertura do I Ciclo de Debates “ Escola e Sociedade Contemporânea”. A iniciativa é resultado da primeira ação conjunta, com este propósito, entre a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a UFFS. Até o final de novembro, professores e equipes diretivas das escolas do Sistema Municipal de Ensino participarão de palestras e discussões sobre o tema com professores da universidade. Os encontros vão acontecer no auditório uma vez por semana, sempre das 19h às 22h.
Convidados pela Smed a participar do evento, representantes das 13 escolas do município, CEJA e Belas Artes, demonstraram interesse na proposta, preenchendo as 200 vagas disponibilizadas. Além destes, na abertura estavam presentes as acadêmicas do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFFS e professores do curso Licenciatura em Pedagogia da UFFS.
O secretário municipal de Educação de Erechim, Anacleto Zanella, não escondeu a alegria do momento, afirmando se constituir em fato histórico por se materializar a primeira parceria entre a Smed e a UFFS neste tipo de iniciativa. Ele lembrou o esforço dos membros da coordenação do Movimento Pró-Universidade Federal desprendido ainda no período da constituição da universidade, para que fossem contemplados todos os cursos da área de Ciências Humanas, especialmente o curso de Pedagogia. “Estamos felizes de ver os bons frutos já estarem aparecendo, como é o caso desta iniciativa”, disse.
Anacleto ainda falou das incertezas da sociedade contemporânea que acabam se refletindo dentro da escola, defendendo que este contexto precisa ser discutido. “Não fiquem apenas sentados nas poltronas, queremos o debate plural e com a participação de todos”, desafiou.
O diretor do campus, Ilton Benoni da Silva, colocou a universidade à disposição para iniciativas como esta. Explicou que o Auditório da instituição foi criado para ser um espaço apropriado para a iniciativa refletiva, crítica, em torno dos grandes temas da sociedade não só erechinense, mas de toda a região. Benoni agradeceu o apoio recebido do secretário municipal de educação, Anacleto Zanella, e de toda a equipe da Smed e da Prefeitura Municipal, afirmando que há um diálogo constante entre as instituições, prática que é exemplo, produtiva e que tem futuro. “Começamos bem, vocês estão em casa”, afirmou.
O coordenador do curso de licenciatura em Pedagogia, Thiago Ingrassia Pereira, apresentou a proposta do Ciclo de Debates: “nosso objetivo é debater a partir da prática, mas não somente ficar nela”, antecipou, para em seguida detalhar datas, assuntos e proposta de desenvolvimento dos encontros.
O tema discutido na primeira noite foi as relações entre família e escola. Na mesa da condução dos trabalhos a educadora Ivone Maria Mendes Silva, professora de Psicologia da Educação na UFFS, campus Erechim, e doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento pela Universidade de São Paulo; Rodrigo Manuel Dias da Silva, professor assistente na área de Sociologia e Ciência Política na UFFS, campus Erechim e doutorando e mestre em Ciências Sociais na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Como debatedora a psicóloga Susana Zarkzewski, profissional com graduação em Pedagogia e Psicologia, pós-graduação em Saúde Mental Coletiva e integrante da equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação.
No encerramento, espaço para perguntas e questionamentos referente ao tema da palestra. Próximo encontro no dia 28 de outubro, com a temática Relação Escola e Trabalho.

I Ciclo de Debates “Escola e Sociedade Contemporânea”

Dia 28/10 – Relação escola e trabalho
Debatedores – Professor Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, professor Thiago Ingrassia Pereira e secretário municipal de Educação, Anacleto Zanella

Dia 09/11 – Políticas de inclusão