UFFS discute formação de grupos de pesquisa

Erechim – A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim, realizou no dia 13 de outubro um seminário com professores e técnicos-administrativos para discutir a estruturação e o funcionamento de grupos de pesquisa. Para esta atividade, estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS, Joviles Trevisol, a diretora de Pesquisa, Maria Helena Cordeiro, o diretor de Pós-graduação, José Carlos Radin. Na opinião de Trevisol, “é preciso ter muita clareza na definição das linhas e grupos de pesquisa. Com base nisso será construída a pós-graduação e também a excelência acadêmica na UFFS”. O debate sobre o assunto já ocorreu também nos outros quatro campi da Universidade: Chapecó, Cerro Largo, Laranjeiras do Sul e Realeza.
Na parte da manhã foi apresentada e discutida em plenária a orientação normativa sobre a formação e o desenvolvimento dos grupos de pesquisa. Durante a tarde, os docentes reuniram-se em sete Grupos de Trabalho (Agroecologia; Ambiente e Desenvolvimento; Educação; Estudo da Linguagem; História; Métodos Numéricos e Modelagem Computacional; Ciências Sociais), seguindo a formação dos primeiros grupos de pesquisa no campus. A expectativa é de que os grupos sejam cadastrados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação no CNPq ainda nesse ano.
Segundo o coordenador acadêmico do campus, Paulo Bittencourt, “o êxito da produção científica depende principalmente do encontro entre, de um lado, as áreas de interesse e o perfil dos docentes e, de outro, os processos coletivos de institucionalização da pesquisa. A UFFS, assim, dá um passo promissor no sentido de tornar realidade as expectativas das comunidades acadêmica e regional em termos de produção da pesquisa científica”.

Grupo de Trabalho de História foi um dos que receberam a equipe da pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

outubro 25, 2010   Publicado em: Notícias