UFFS participa de evento binacional sobre biogás

Nos dias 18 e 19, aconteceu em Florianópolis o Simpósio Binacional Brasil-Alemanha para debater as mais recentes tecnologias de produção de biogás. O evento foi promovido pelo Ministério da Alimentação, Agricultura e de Proteção ao Consumidor da Alemanha e teve como objetivo principal promover o intercâmbio de experiências no setor de produção de energias renováveis, em especial do biogás. O Simpósio apresentou o que há de melhor do setor na Alemanha e no Brasil, com discussões que envolveram as possibilidades e os limites na transferência de tecnologias, da produção de energia a partir de dejetos e plantas energéticas, resíduos e outros, sempre numa perspectiva de análise de impacto sobre o meio ambiente e de viabilidade econômico-financeira.
O Brasil foi representado por professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Já da UFFS participaram o reitor, Dilvo Ristoff, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Geraldo Ceni Coelho, e os coordenadores dos cursos de Engenharia Ambiental e Recursos Renováveis, de Chapecó, Leandro Bassani, de Erechim, Anderson Alves Ribeiro, e de Cerro Largo, Debora Machado. Conforme Dilvo Ristoff, “a decisão da UFFS em oferecer 3 cursos de Engenharia Ambiental e Recursos Renováveis e mais 4 de Agronomia (com ênfase em agroecologia) exige que a UFFS participe como protagonista nas discussões deste tema”.
Na opinião do dirigente, “as toneladas de dejetos gerados todos os dias nesta região exigem ações urgentes e firmes que assegurem, ao mesmo tempo, a limpeza do meio ambiente, a saúde dos rios, lagos e do Aquífero Guarani, e também a saúde do planeta . Eventos como este nos mostram que é possível produzir, com as tecnologias existentes e alguma pesquisa, energia elétrica, adubo orgânico em grande quantidade, enquanto cuidamos do meio ambiente”. Ainda na visão de Dilvo Ristoff, “nosso trabalho hoje é motivar professores e estudantes para que se engajem desde já nestes projetos, e assim construir as bases para que a UFFS torne-se referência nacional na área”.

outubro 28, 2010   Publicado em: Notícias