Jornada Pedagógica destacou os “novos olhares sobre a docência”

Chapecó- Parte da comunidade acadêmica do campus-sede da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) esteve mobilizada para acompanhar, nos dias 25 e 26, a I Jornada Pedagógica “Olhares sobre a docência”. O evento aconteceu no Auditório da Escola de Educação Básica Bom Pastor, organizado pelo Colegiado do Curso de Graduação em Pedagogia, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
Na programação, as mesas-redondas “Escola e políticas educacionais”, “Paradigmas em educação”, “Educação, razão e modernidade”, “Violência na escola e alternativas pedagógicas”, com a participação de professores da UFFS.
Para o coordenador do curso de Licenciatura em Pedagogia do campus Chapecó, Antonio Alberto Brunetta, a jornada pedagógica pretende ser um espaço permanente de discussão dos assuntos relacionados aos processos pedagógicos das licenciaturas ofertadas pela UFFS. “É o primeiro passo em busca de uma sólida articulação com as demanadas regionais”, salienta Brunetta.
O ponto alto da I Jornada Pedagógica foram as conferências do professor doutor Attico Chassot, atualmente docente do Centro Universitário Metodista (IPA). Ele é autor de seis livros, envolvendo-se nas últimas décadas com alfabetização científica e história e filosofia da ciência. Durante a manhã de terça-feira (26), falou sobre “Perspectivas da docência na atualidade”, fazendo reflexões sobre a ciência na escola para a segunda década do século XXI.
Durante a tarde o assunto foi “Os sentidos da docência para a universidade pública”, quando o educador falou sobre a importância da produção do conhecimento numa determinada região. Para o professor Chassot, um dos desafios das ciências sociais, como de resto em todas as áreas do conhecimento, é produzir pesquisas científicas que tenham realmente algum impacto na sociedade. “É preciso mudar a visão de que as pesquisas consideradas mais úteis à sociedade não são provenientes das ciências humanas”, provocou o educador.

O professor Attico Chassot fez duas conferências durante a I Jornada Pedagógica

outubro 28, 2010   Publicado em: Notícias