Coordenadores dos cursos de Ciências participam de encontro nacional

Realeza – Os coordenadores do curso de Licenciatura em Ciências do campus Realeza, Julio Murilo Trevas dos Santos, e do campus Cerro Largo, Luis Fernando Gastaldo, participaram do 6º Encontro de Coordenadores de Cursos de Graduação em Química. O evento aconteceu nos dia 18 e 19 de outubro na sede do Conselho Regional de Química, em São Paulo. O encontro teve como objetivo reunir coordenadores dos cursos de graduação em Química (Bacharelado e Licenciatura) não só para discutir sobre as metas e perspectivas do futuro para a melhoria dos cursos superiores nessa área, mas também para anunciar que o ano de 2011, conforme definição da Organização das Nações Unidas (ONU), será o Ano Internacional da Química.
Com o intuito de se planejar melhor as atividades a serem desenvolvidas no próximo ano, esse encontro, organizado pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e Conselho Regional de Química (CRQ) da 4ª Região, apresentou de forma muito objetiva aos seus participantes o que se pretende realizar e quais instituições estarão envolvidas na programação. Além da participação do MEC, CNPp e CAPES, sugeriu-se que as universidades desenvolvessem outras propostas além daquelas previamente definidas.
Estendendo-se pelo ano inteiro de 2011, as comemorações, que se dão em razão do Centenário do Prêmio Nobel de Química ganho por uma mulher, a polonesa Marie Curie em 1911, contarão com diversas formas de participação, seja por meio de concurso de redação para os graduandos, chamada para edição de livros, concursos de experimentos didáticos em química, exposições itinerante entre outras atividades organizadas pelas próprias instituições participantes.
Os coordenadores também participaram diferentes grupos de discussão sobre novas propostas a serem implementadas nos cursos de Química, na busca de melhorar o ensino e a formação dos futuros profissionais da área. Com tudo isso, a ideia é deixar clara a importância da química na vida do ser humano e, a partir daí, começar a reverter o quadro de desinteresse pela área. Para Julio Trevas, “a química tem papel fundamental, inclusive para auxiliar a reverter uma série de problemas ambientais”.
Para mais informações sobre o Ano Internacional da Química acesse o endereço: www.quimica2011.org.br

outubro 28, 2010   Publicado em: Notícias