Alunos do ensino médio visitam campus Erechim

Erechim – Estudantes do Ensino Médio da Escola Normal José Bonifácio de Erechim puderam, na quarta-feira (27), conhecer a estrutura e os cursos oferecidos pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim. Mais de 150 alunos foram recebidos pelo diretor do campus, Ilton Benoni da Silva, que destacou que “todos são proprietários e beneficiários da Universidade, podendo usufruir de sua estrutura e do que a instituição está desenvolvendo”. A atual e a futura estrutura do campus, os cursos, as modalidades de bolsas e de auxílio disponíveis, entre outras questões, foram apresentadas aos estudantes que puderam também fazer perguntas e tirar suas dúvidas. Participaram da atividade servidores técnico-administrativos, professores e coordenadores dos cursos de graduação do campus.
A UFFS já fez visitas a várias escolas públicas da região, mas esta é a primeira vez que uma escola vem até a instituição. Segundo a vice-diretora da escola no turno da noite, Maribel Hass de Toledo, a visita tem como foco estimular a continuidade dos estudos e evitar a evasão escolar, muito comum no último ano do ensino médio, principalmente entre os estudantes de classes populares que não veem chance de acessar o ensino superior. “Como escola pública, sentimos que temos o compromisso de apresentar a UFFS aos nossos estudantes por ela ser uma possibilidade real de continuidade dos estudos, principalmente por oferecer um ensino público e gratuito”, lembrou Maribel.
O professor de Língua Portuguesa da Escola, Leandro Bernstein, afirmou que “as escolas precisam estimular o aluno desde o 1º ano a se preparar para o futuro, através das opções de educação superior existentes”. As estudantes do 3º ano, Karla Chaves Loureiro e Cristiane Ziger, acreditam que são privilegiadas por terem a alternativa de estudar em uma universidade federal na região, a qual até pouco tempo não havia. “Vir até aqui e conhecer a estrutura, os cursos e alguns dos professores permitiu que o meu leque de opções se expandisse ainda mais. Cursos que eu nem pensava em ingressar passaram a fazer parte da minha lista de opções após assistir a apresentação”, observou Karla.
De acordo com o pedagogo da UFFS, Marcelo Ronsoni, essa atividade faz parte do projeto de divulgação e integração que a UFFS está desenvolvendo com a comunidade local e regional. “Daremos continuidade às visitas às escolas, as quais estão sendo solicitadas pelos diretores e coordenadores pedagógicos e vamos incentivar para que elas venham nos visitar, propiciando um espaço de apresentação mais concreto da universidade e dos cursos ofertados”, destacou Marcelo.

Estudantes da Escola Normal José Bonifácio conheceram os cursos e a estrutura do campus

novembro 5, 2010   Publicado em: Notícias