UFFS tem participação em grupo gestor do Sudoeste do Paraná

Realeza – Participação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em reunião no dia 05, na sede da Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (Assesoar), em Francisco Beltrão, demonstra o interesse da universidade no desenvolvimento da região.
A UFFS, que há mais de três meses conta com uma cadeira no Grupo Gestor da entidade, tem participado, por meio de representantes, das Câmaras Temáticas das mais diversas áreas, focando essencialmente nas políticas de desenvolvimento regional. A reunião do dia 05 teve como intenção dar continuidade ao planejamento do Grupo Gestor, composto por 26 entidades, entre elas 13 governamentais e 13 não governamentais, e ao mesmo tempo avaliar e discutir projetos em andamento.
Muitos desses projetos de desenvolvimento nascem nas Câmaras Temáticas que, reunindo pesquisadores, estudiosos e pessoas ligadas às entidades da região, buscam trabalhar determinado tema, levantando possibilidades de ações e, com o resultado desse trabalho, desenvolvem um estudo de como seria uma ação de desenvolvimento dentro da realidade encontrada no Sudoeste do Paraná. A partir deste estudo, são propostas políticas que podem ser desenvolvidas através do Grupo Gestor.
Atualmente existem quatro Câmaras Temáticas no âmbito da Assesoar. A de Produção, ligada à agricultura familiar, conta com a participação do diretor do campus Realeza, João Alfredo Braida. Já o coordenador administrativo do campus, Jaci Poli, faz parte da Câmara Temática de Saúde, Saneamento e Meio Ambiente. Na questão agrária, que tem como objetivo debater assuntos relativos aos movimentos sociais, a questão fundiária e a reforma agrária, a coordenação ficou a cargo do coordenador Acadêmico, Antonio Myskiw. Para Câmara de Educação, que será representada pelo professor de Sociologia da UFFS, Aparecido Bertochi, o debate será pautado na articulação da região do Sudoeste do Paraná com os temas relacionados à Educação do Campo.

novembro 10, 2010   Publicado em: Notícias