Curso de Educação do Campo faz visita à cooperativa

Laranjeiras do Sul – Os alunos do curso de Educação do Campo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) estiveram na cidade de Porto Barreiro, no Paraná, no dia 26 de outubro, com objetivo de conhecer o Centro de Formação para Agricultores, referência para a Agricultura Familiar no estado. No local, já está em funcionamento uma unidade de transformação de óleo vegetal, utilizado tanto na alimentação quanto para produção de biodiesel.
O projeto disponibiliza espaço para produção e futuramente também terá para a formação técnica dos agricultores familiares, numa área que deverá ocupar 01 hectare. O projeto é coordenado pela Cooperativa APA (Associação dos Pequenos Agricultores), proprietária da marca “Do campesinato”.
Na opinião do coordenador do curso de Educação do Campo, Joaquim da Costa, “o projeto visa integrar educação e produção. Por isso, é importante que os futuros educadores do campo, responsáveis pela formação dos filhos de agricultores tenham uma visão sistêmica dos processos de educação e de produção na sociedade onde estão inseridos”. Segundo ainda o professor Joaquim, “hoje se percebe a importância da visita técnica como forma de rever os conceitos teórico-metodológicos e expressar o diálogo produzido em sala de aula. A visita permite a construção de conceitos a partir de observações feitas no desenvolvimento técnico-científico e reforçadas pelo método da visita técnica”.

Alunos de Educação do Campo conheceram centro de referência em agricultura familiar

novembro 11, 2010   Publicado em: Notícias