UFFS debate consumo sustentável de alimentos

Erechim – O uso indiscriminado de agrotóxicos, doenças causadas pela má alimentação, escassez de recursos naturais, desperdício de alimentos, entre outros, tem sido cada vez mais discutidos por pessoas e grupos preocupados com a saúde e a sustentabilidade alimentar. Pensando nisso, a Universidade Federal da Fronteira Sul campus Erechim, em parceria com outras entidades, promoveu, na tarde de quinta-feira 04, um debate com a nutricionista e presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Rio Grande do Sul (CONSEA/RS), Regina Miranda, e com o representante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Ricardo Montagner.
Entre outros temas, foram abordados o direito à alimentação, a sustentabilidade social e ecológica dos métodos empregados na produção de alimentos e os problemas existentes na sua distribuição. Analisando a realidade regional, Montagner afirmou: “É preciso pensar alternativas com base em experiências concretas”. Citou a agricultura familiar que utiliza técnicas de manejo sustentável, ao contrário das monoculturas mecanizadas que causam impactos ao meio ambiente e à saúde humana.
Regina Miranda tratou da problemática relativa ao consumo insustentável, o que se verifica desde a produção de alimentos, com uso excessivo de insumos químicos, até a logística de distribuição que aumenta cada vez mais a distância entre produtores e consumidores. “Enquanto não tivermos a imprensa do nosso lado; enquanto os governos não estiverem alertas e assumirem as rédeas da educação alimentar, apoiando a agricultura familiar a produzir alimentos saudáveis; enquanto a população não tiver condições dignas de acesso a esses alimentos, o que é possível fazer são movimentos de resistência, alerta, divulgação e publicização dessas matérias”, observou a nutricionista.
O evento fez parte da programação da 4ª Feira de Economia Popular Solidária e Mostra da Biodiversidade, que ocorreu entre os dias 03 e 07 de novembro. A feira foi promovida pela Cáritas Diocesana de Erechim, Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP) e Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA), e contou com o apoio e colaboração campus Erechim. No debate estiveram presentes professores, técnicos-administrativos e estudantes da UFFS e outras instituições de ensino, além de representantes de várias entidades e órgãos ligados a questões alimentares.

novembro 12, 2010   Publicado em: Notícias