UFFS realiza palestra sobre biogás

Erechim – Na terça-feira 09, no auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim, aconteceu uma palestra com o tema “Usinas de biogás – a mais inteligente tecnologia para converter biomassa em energia”. A palestrante foi Iara Dreger, mestre em Ciências Ambientais, pesquisadora do assunto no Brasil e na Alemanha. Estiveram presentes professores, técnicos e alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, Agronomia e Arquitetura e Urbanismo, além do pró-reitor de Extensão e Cultura da UFFS, Gerlado Ceni Coelho.
O evento deu continuidade ao Workshop Biogás, realizado pelo Ministério da Agricultura e pela Agência de Recursos Renováveis da Alemanha. Teve como propósito despertar o interesse da UFFS pela pesquisa em torno da tecnologia na área e a disseminação deste conhecimento. Dreger apresentou o que há de mais moderno, principalmente no exterior, em termos de tecnologia referente a usinas de biogás para a geração de energia elétrica e térmica. Explicou que o biogás é composto principalmente pelos gases metano e dióxido de carbono. Segundo ela, o metano é 20 vezes mais prejudicial que o gás carbônico para o aquecimento global.
O biogás é produzido naturalmente em meio anaeróbio pela ação de bactérias em matérias orgânicas que são fermentadas dentro de determinados limites de temperatura, teor de umidade e acidez. A massa orgânica é composta por dejetos de animais, enriquecidas de co-substratos que podem vir do campo (silagem, capim, girassol, milho, batatas etc), da indústria de alimentos (leite, carne, doces, óleos), do lixo orgânico urbano e da indústria do biodiesel (glicerina).
Ilustrando o assunto, Dreger afirmou que um suíno produz de 9 a 18 litros/dia de dejetos, o que poderia ser transformado em energia para as mais diferentes finalidades. Essa alternativa contribuiria também para reduzir os impactos ambientais. Cinco mil animais poderiam gerar cerca de 466.000kW/ano de energia, o que equivale ao consumo de quase 400 pessoas/ano.
De acordo com Anderson Alves Ribeiro, coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, “a produção de energia através do resíduo dos suínos é extremamente relevante. Considerando a região de inserção da UFFS, ela tem a potencialidade de contribuir para a solução das questões ambientais, causadas pelos dejetos, e energéticas, indo ao encontro de uma matriz limpa e sustentável. Temos, porém, o desafio de tornar o processo adequado à realidade brasileira”.

Iara Dreger apresentou o que há de mais moderno na produção de biogás

novembro 12, 2010   Publicado em: Notícias