Aberto edital para professor visitante nacional sênior na UFFS

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) acaba de lançar um edital que selecionará professores altamente qualificados para as instituições federais de ensino superior (IFES), criadas a partir do ano 2000 ou que estejam participando do Reuni, com campi fora de sede. Trata-se do Edital nº014/2010/dpb/capes, referente ao Programa Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS).

O propósito fundamental é expandir científica e academicamente as novas IFES e apoiar o fortalecimento de grupos de pesquisa voltados para o desenvolvimento regional. Para isso, o PVNS concederá às universidades bolsas de R$ 8.905,42 mensais, pagas diretamente aos professores-visitantes por um período de dois anos, prorrogável por mais dois, e passagens áreas, de ida e volta, entre o local onde ele resida e o da instituição.

Para participar, o professor deve ser doutor há pelo menos dez anos e estar aposentado ou oficialmente licenciado, ser pesquisador nível 1 do CNPq ou equivalente, ter sido docente e pesquisador de reconhecida competência em sua área e ter produção científica relevante, notadamente nos últimos dez anos, entre outros compromissos. Na inscrição, o candidato deve apresentar um plano de trabalho contendo objetivos, metas e resultados esperados; detalhamento das atividades a serem executadas e cronograma de execução das ações propostas para o atendimento das metas. Todas as informações referentes ao edital podem ser acessadas no sítio www.capes.gov.br.

A UFFS conta, atualmente, com um professor nacional sênior e, de acordo com o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS, Joviles Vitório Trevisol, “a instituição tem enorme interesse em atrair pesquisadores experientes, em condições de agregar competência científica e promover investigações sobre as temáticas prioritárias da região da Fronteira Sul”. Os interessados podem, também, entrar em contato com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, por meio do telefone: (49) 3328 7508 – ramal 219, ou pelo e-mail: joviles@uol.com.br.

abril 7, 2010   Publicado em: Notícias