Pró-reitor em evento da Unila

Chapecó – O pró-reitor de Planejamento da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), José Alex Sant’Anna, foi um dos convidados a palestrar no evento da também recém-criada Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). O workshop aconteceu em Foz do Iguaçu (PR), no dia 28. No dia seguinte, com a participação do ministro da Educação, Fernando Haddad, ocorreram diversas solenidades na cidade de Foz do Iguaçu, envolvendo a UNILA, o Intituto Tecnológico Federal do Paraná e a Itaipu-Binacional.
O professor da UFFS foi um dos debatedores sobre Modelos de Planejamento em Universidades Públicas Federais. Segundo o professor, as diferenças entre as universidades começam pela forma com que elas são criadas, já que algumas são desmembramento de outras; e as novas podem começar a funcionar com alunos em cursos de graduação juntamente com as atividades administrativas e acadêmicas logo no primeiro momento, enquanto um segundo grupo inicia as atividades somente com o planejamento e as áreas administrativas, começando os cursos em um segundo momento.
Outro ponto de discussão foi a organização e estrutura dos processos dentro das instituições. O orçamento, por exemplo, em uma universidade antiga, já tem uma relação de distribuição de recursos. Já nas novas, existe a necessidade de programar tentando visualizar e projetar o futuro das atividades.
A participação mais intensa do professor foi na discussão a respeito de Indicadores Institucionais para as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). Conforme o professor, os indicadores são pensados a partir do estatuto e os objetivos institucionais, sendo que os primeiros variam de acordo com a missão e o objetivo da instituição.
Com mais de 20 anos de experiência em planejamento governamental e passagem por duas universidades federais, o prof. José Alex avalia que para a UFFS se projetam indicadores modernos, como o índice de informatização, que reduz custos, tempo e torna os processos mais eficientes.

José Alex Sant'Anna é pró-reitor de Planejamento da UFFS

maio 6, 2010   Publicado em: Notícias