“Quem é quem”: Paulo Henrique Mayer

Nesta semana, o espaço denominado “Quem é quem” vai destacar a formação acadêmica e profissional do diretor do campus da UFFS em Laranjeiras do Sul (PR), professor doutor Paulo Henrique Mayer. O dirigente fala ainda de suas expectativas e de que forma pretende colaborar com o crescimento da instituição. 

 Currículo Síntese:
É doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2009. Especialista em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 1991. Atuou como engenheiro agrônomo de organizações não governamentais que trabalham com desenvolvimento sustentável, como a Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (ASSESOAR) e Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia (AOPA). Foi fundador, coordenador geral e coordenador técnico da rede Ecovida de Agroecologia, que reúne diversas organizações e movimentos sociais no sul do Brasil. Atuou também na regulamentação da agricultura orgânica do Brasil e foi consultor técnico de diversas organizações governamentais e não governamentais do Brasil. Atua na luta pela terra desde 1985, quando foi fundador do Grupo de Apoio ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, em Santa Maria- RS. Atualmente trabalha com desenvolvimento de tecnologias agroecológicas de produção, melhoramento genético de galináceos de raça pura, Pastoreio Racional Voisin na área de Bovinocultura de Leite, Ovinocultura e Caprinocultura.

 O que espera da UFFS:

Espero desenvolver um projeto de vida pleno junto a esta universidade, onde eu possa atuar na pesquisa, ensino e extensão de forma articulada com os movimentos sociais e com a sociedade em geral, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da comunidade. Penso que na UFFS poderemos de fato nos dedicar à construção de processos que tem começo, meio e fim, exercitando uma docência em favor da autonomia do ser humano, estimulando a curiosidade e a crítica. Acredito que a UFFS não se afastará de uma posição rigorosamente ética e transparente em favor do ser humano, permitindo sempre o direito ao sonho e à utopia. Espero que consigamos sempre ter uma visão plural do mundo, mas principalmente nos colocando ao lado dos excluídos.

O que acredita oferecer?

Acredito que o fato de eu vir de experiências de trabalho principalmente junto a movimentos sociais e a organizações não governamentais, poderá contribuir na relação da UFFS com essas organizações e movimentos. Já vivemos muitos erros e acertos e isso nos permite identificar limites e potencialidades em processos de desenvolvimento, no sentido de construir experiências mais sustentáveis. A experiência que trago do movimento agroecológico é muito importante para as universidades, pois é possível construir uma ponte entre as universidades e esses movimentos. Penso que a UFFS será referência na questão do desenvolvimento regional e da agroecologia, com base na agricultura familiar e no campesinato. Eu pretendo contribuir na construção dessa referência.

Paulo Henrique Mayer é diretor do campus da UFFS em Laranjeiras do Sul (PR)

maio 6, 2010   Publicado em: Notícias