Belga traz experiência sobre agricultura a alunos da UFFS

Laranjeiras do Sul – O belga Luc Vankrunkelsven falou sobre agricultura alternativa em uma palestra para os alunos dos cursos de Agronomia e Desenvolvimento Rural e Gestão Agro-industrial da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) do campus de Laranjeiras do Sul na última quinta-feira, dia 6 de maio.

Luc tem tem nove livros publicados, dos quais, três em Português. Em artigos ele tenta explicar coisas complexas, como o problema mundial com a soja e as alternativas criativas para a agricultura familiar. O modelo da agricultura familiar, na opinião do belga, tanto no Brasil quanto na Europa, precisa avançar no aspecto de se sustentar com apenas três produtos (milho, soja e criação de suínos).

Para Luc, o Brasil é o país em que a luta entre as duas agriculturas – familiar e de grandes propriedades – é a mais clara no mundo. Segundo ele, 1% dos brasileiros detêm 44% das terras do país.

De 2003 a 2007, Luc ficou três meses no Brasil e três meses na Europa. Desde então, vem ao Brasil uma vez por ano para trabalhar na formação de lideranças e formular soluções com os agricultores familiares para os problemas cotidianos por meio de um trabalho com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar dos Três Estados do Sul (Fetraf-Sul). “Buscamos soluções que sejam melhores para o meio ambiente, para a agricultura e contra a fome”.

Luc busca discutir, com agricultores, soluções melhores para o meio ambiente, para a agricultura e contra a fome

Confira um dos livros de Luc, disponibilizado pelo próprio autor
Capa
Livro