Campus Erechim realiza I Fórum de Pesquisa e Extensão

ErechimO campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em Erechim realizou, nos dias 1º e 2 de junho, a fase inicial e mais importante do I Fórum de Pesquisa e Extensão. Um encontro final está marcado para o dia 14 de junho, para avaliação, sistematização e encaminhamentos das questões, além da proposição de novas atividades nos âmbitos da pesquisa e da extensão para o campus Erechim.  Com este propósito, o corpo docente reuniu-se no Auditório para fazer uma exposição do conteúdo dos projetos já em andamento ou daqueles que os professores pretendem desenvolver daqui para frente nas áreas de pesquisa e extensão. Também foram apresentados, de forma resumida, trabalhos finalizados ou em andamento em cursos de mestrado e/ou doutorado, acompanhados por momentos de questionamentos e debates. Dessa forma, espera-se traçar um quadro com a totalidade de projetos, áreas e tendências delineadas, as quais servirão de subsídios para possíveis articulações entre docentes na formulação de novas propostas.

Conforme o professor do curso de Agronomia e participante da Comissão Organizadora, Paulo Hartmann, “o Fórum é importante pela possibilidade dos docentes reconhecerem, por meio de diálogos surgidos, formas de trabalharem interdisciplinarmente”, salientou. Ainda na opinião do professor, “a diversidade de formação, linhas de atuação e experiências profissionais dos docentes abre possibilidades ilimitadas de produção de conhecimentos e de interação com a comunidade. Este, certamente, é o primeiro passo de uma longa caminhada que tem por objetivo fortalecer a UFFS e a região onde ela está inserida.” Outra finalidade do evento foi a de ampliar discussões e formatar possíveis encaminhamentos a I Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão – Coepe, que tem abertura no dia 16 de junho, em Chapecó.

Na visão do professor de Geografia, Dilermando Cattaneo da Silveira, também da Comissão Organizadora, o Fórum “além de servir para nos (re)conhecermos enquanto pesquisadores, funcionou como uma atividade pré-Coepe, iniciando os diálogos que subsidiarão intervenções e proposições nesta conferência. O mais importante é que, mesmo em se tratando de áreas do conhecimento bastante diferentes, a socialização dos projetos de pesquisa e extensão entre os docentes permitiu um debate extremamente construtivo e qualificado, tanto em termos de clareza dos temas abordados quanto em termos de profundidade teórico-metodológica, atestando a vocação de excelência acadêmica e socialização do conhecimento que deve vigorar na UFFS”, refletiu Dilermando da Silveira.          

  

Docentes do campus Erechim da UFFS reuniram-se para fórum de discussões pré-Coepe

junho 10, 2010   Publicado em: Notícias