Reitores Querem Universidades em Rede

Chapecó – O reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul, Dilvo Ristoff, participou nos dias 30 de maio e 1º de junho do II Encontro Ibero-americano de Reitores, Universia, na cidade mexicana de Guadalajara. Sob o tema “rede de universidades, rede de oportunidades”, participaram do encontro os reitores de 1009 universidades ibero-americanas e 44 reitores de outros países convidados. Ao destacar que as universidades têm papel estratégico na sociedade contemporânea, como instrumento de desenvolvimento, transformação, inclusão, geração de oportunidades, coesão e mobilidade social, os reitores consideram que os investimentos em educação são fundamentais para garantir um futuro de prosperidade e de paz social. Neste contexto, os reitores veem como de fundamental importância a organização das universidades ibero-americanas em torno de redes de cooperação acadêmico-científica. Entre as ações mais imediatas foram destacados programas que promovam a mobilidade e o intercâmbio de professores e estudantes entre as nações, o reconhecimento mútuo de estudos, titulações e profissões; o desenvolvimento de sistemas comparáveis de avaliação da qualidade e acreditação e a criação de redes de pesquisa, formação de professores e doutores, com vistas à socialização e à transferência de conhecimento.
As discussões durante o evento giraram em torno de cinco grandes eixos: 1) a universidade socialmente comprometida; 2) a universidade sem fronteiras: mobilidade e internacionalização; 3) a universidade formadora: qualidade docente e renovação do ensino; 4) a universidade criativa, inovadora e empreendedora: pesquisa e transferência do conhecimento; e 5) a universidade eficiente: recursos, organização e funcionalidade. Para cada um destes eixos, os participantes levantaram um grande número de propostas que agora serão trabalhadas pelos reitores a partir de seus respectivos espaços.
De acordo com o reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, “para a UFFS, a importância de eventos desta natureza está na oportunidade que gera para abrir canais de comunicação que permitam, desde logo, colocar a instituição em diálogo com outras instituições do país e do exterior, favorecendo o intercâmbio de docentes e estudantes, a atuação em rede e a cooperação técnico-científica”.
Das muitas sugestões apresentadas, Ristoff destaca pelo menos cinco: 1) a criação de uma rede ibero-americana de bibliotecas virtuais, a ser inicialmente constituída a partir das publicações das editoras universitárias; 2) o investimento de 600 milhões de euros até 2015 para a criação de uma rede ibero-americana de jovens pesquisadores; 3) criação de doutorados inter-institucionais e em rede; 4) desenvolvimento de um sistema ibero-americano de indicadores de qualidade; e 5) criação de um programa de bolsas para que estudantes carentes possam usufruir dos benefícios da mobilidade internacional e das novas tecnologias. “Se estas e outras propostas se tornarão realidade só o tempo dirá, mas a percepção de sua importância para o avanço da educação superior na região é inquestionável. A rede de universidades é, sem dúvida, uma rede de oportunidades para todos nós”, conclui o reitor. O III Encontro de Reitores acontecerá no Brasil, em 2015.

encontro de reitores

O reitor da UFFS, Dilvo Ristoff (à esquerda), esteve no México participando de encontro ibero-americano

junho 11, 2010   Publicado em: Notícias