Alunos da UFFS participam do I Encontro Catarinense de Estudantes de Letras

Chapecó – Um grupo de seis alunos do curso de Letras (Licenciatura em Português e Espanhol) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó, participaram, nos dias 3, 4, 5 e 6 de junho, do I Encontro Catarinense de Estudantes de Letras (Ecael). O evento aconteceu no Centro de comunicação e Expressão, campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O Encontro, que reuniu em torno de setenta estudantes de letras, teve como proposta mais evidente criar um espaço para apresentação de trabalhos acadêmicos e também para discussões e troca de ideias em torno de questões político-estudantis, além de assuntos de interesse comum, como valores das mensalidades, currículos e qualidade dos cursos.
Fizeram parte da programação, diversas mesas-redondas, grupos de discussão, exibição de filmes, minicursos e plenárias. Para o estudante Zeno Tressoldi, uma das mesas-redondas que mais chamou a atenção foi “Libras e sua inserção no cenário de ensino superior na UFSC”, principalmente por ser um assunto novo ainda no âmbito dos cursos de Letras. “O encontro abriu novos horizontes para a profissão, mais abrangentes, com perspectivas de atuação em áreas como Medicina e Direito”, analisa. Para a estudante Daniele klein o evento também foi muito proveitoso, pois “além de nos dar uma motivação a mais para continuar a frequentar o curso, também mostrou a realidade das outras universidades”.
Entre as mesas-redondas que Daniele participou estavam “Movimentos estudantis de letras e movimentos sociais: a atual realidade no cenário brasileiro”, e na mesma linha “Análise de conjuntura política do movimento estudantil de letras em Santa Catarina”. Conforme a estudante, estes assuntos foram importantes porque “dimensionam os objetivos alcançados até aqui e aqueles que queremos alcançar, devido ao curso de letras não ser muito valorizado pela sociedade”. Daniele klein também participou, juntamente com os outros alunos da UFFS, das mesas-redondas “Literatura em perigo: desafios para além dos muros da escola”, “Leitura em língua materna e língua estrangeira”, que abordava “as maneiras de leituras feitas numa língua estrangeiras, métodos e práticas de leituras, para um melhor desempenho de alunos de língua estrangeira”.
Na plenária final, ficou decidido que o próximo Ecael vai acontecer na cidade de Criciúma e que o Erel (Encontro Regional de Estudantes de Letras), que abrange os três estados do Sul do Brasil, do próximo ano seja realizado em Chapecó, numa parceria entre os cursos de Letras da Unochapecó e da UFFS.

Os estudantes Zeno Tressoldi e Daniele Klein, do curso de Letras da UFFS, participaram do 1º Ecael, em Florianópolis

junho 18, 2010   Publicado em: Notícias