Reitor da UFFS participa de eleição na Andifes

Chapecó – Na quarta-feira, 16 de junho, o reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) participou de reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília.

O principal item tratado foi a eleição para a Diretoria Executiva da entidade para a gestão 2010/2011. Por 28 votos a 18, foi eleito presidente o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Edward Madureira Brasil.

A Diretoria Executiva ficou composta pelo reitor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) João Luiz Martins, como 1º vice-presidente, tendo o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Josué Modesto como suplente e o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Alvaro Prata como 2º vice-presidente, com o reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Targino de Araújo Filho na suplência.

O reitor da UFFS participou como ouvinte e na Comissão de Apuração, já que a UFFS ainda não tem direito a voto. Conforme Dilvo Ristoff, essa situação vai ser contornada tão logo o Estatuto da instituição estiver aprovado pelo MEC. “Daí entraremos com pedido formal para nos tornarmos membro efetivo”, afirma.

Na sequência da agenda na Capital Federal, agora na quinta-feira, o reitor da UFFS esteve no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para tratar da liberação de base de dados para futuros programas de Ensino à Distancia.

Também negociou a liberação do servidor do Inep, Carlos Moreno, para fazer parte do projeto da Uneco-Iesalc, Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe. Ainda no MEC, aproveitou para fazer uma consulta sobre o modo de encaminhamento a respeito de questões do Estatuto da UFFS que por ventura venham a chocar-se com a legislação vigente.

No âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Dilvo Ristoff participou de reunião para encaminhar questões relacionadas à implantação de cursos de pós-graduação pela UFFS. Foi informado pela Capes que haverá um encontro daqui a algumas semanas, reunindo as universidades federais recém-criadas, para apresentação de relatório que constará de levantamento em relação à composição do corpo docente, as necessidades mais prementes e as vocações mais evidenciadas em cada instituição.

“A intenção é de oferecer logo quatro mestrados e um doutorado, para que a UFFS adquira de vez o status de Universidade”, salienta Ristoff. Conforme o reitor da UFFS, existe a possibilidade de apoio por parte da Capes para a contratação de professores doutores visitantes de outras instituições federais de ensino do país e de instituições do exterior, hipótese sinalizada na reunião.

Fechando a agenda, o dirigente esteve com o secretário executivo do MEC, José Henrique Paim Fernandes, com intenção de pleitear recursos para a implementação de obras e compra de equipamentos previstas para o ano de 2011. Ficou acertado que o MEC apoiará a compra de um prédio já instalado no campus de Realeza (PR). Henrique Paim também comprometeu-se a auxiliar na liberação de verbas federais a serem utilizadas na construção da via de acesso ao campus da UFFS, em Chapecó.

O novo presidente da Andifes é o reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira Brasil

junho 24, 2010   Publicado em: Notícias