Tratativas adiantadas para plano de saúde dos servidores da UFFS

Chapecó – Durante viagem a Brasília na semana que passou, o reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Dilvo Ristoff, esteve na Secretaria de Educação Superior (SESu) do MEC, em Brasília, para tratar do seguro de saúde para os servidores da UFFS. Em conversa com Damaris Orru de Azevedo Aguiar, da coordenação de Legislação e Acompanhamento Processual – COLEP\MEC, recebeu explicações sobre o novo plano de saúde do MEC, de larga escala, acordo de parceria nº 01/2010 assinado pelo MEC com a Aliança, uma gerenciadora de serviços de seguro-saúde. A Aliança não oferece serviços, apenas administra/gerencia os serviços de operadoras por ela contratadas (Amil, UNIMED e outras). O serviço foi contratado para todo o MEC, num grande programa guarda-chuva, permitindo que todas as universidades federais adiram ao programa. “Isto tornou os custos bem mais baixos do que as negociações de pequena escala, feitas individualmente pelas instituições, com um outro grande benefício: é possível solicitar que a Aliança busque em cada cidade as operadoras mais capazes de oferecer os serviços solicitados, já que o plano global prevê todos os tipos de atendimento constantes de uma longa lista, incluindo desde os tratamentos mais simples aos mais complexos”, explica Dilvo Ristoff.

Conforme informações da SESu, o procedimento para participação da UFFS no plano é simples: apresentação do plano aos servidores. No caso de aceitação, envio imediato de carta de adesão ao MEC, que chamará então a Aliança, a qual colocará postos para a adesão dos indivíduos em cada campus, podendo explicar o plano para cada servidor. Conforme Damaris, tanto os valores de contribuição do governo para o plano quanto o dos custos médios para cada servidor podem ser em diferentes categorias. “A julgar por tudo o que conheço de planos de saúde e de seus custos e serviços, estou convicto de que se trata de um bom plano a um custo bastante baixo”, analisa Dilvo Ristoff.

Reunião com servidores

Na tarde da quarta-feira, dia 07 de julho, a Reitoria reuniu os servidores da UFFS, campus Chapecó, para analisar as propostas a respeito do plano de saúde sugerido pelo MEC. Conforme o vice-reitor da UFFS, Jaime Giolo, desde o início das atividades da universidade algumas propostas vêm sendo analisadas, levando-se em conta as necessidades dos servidores. “Chegou-se a conclusão de que a proposta de parceria entre MEC e Aliança é, neste momento, a mais vantajosa para a instituição e para os servidores”, disse. Depois o setor de Gestão de Pessoas apresentou em slides os principais pontos do plano, envolvendo prazos, coberturas, benefícios, dependentes e outros. A carta de adesão está sendo apresentada ao MEC ainda nesta semana. Depois de protocolada, será marcada uma reunião de representantes da UFFS com o MEC e a Aliança, com início das negociações referentes às necessidades em cada campus da instituição. “A nossa expectativa é a de que até final de julho as adesões individuais dos servidores ao plano já estejam em andamento”, espera Jaime Giolo.

servidores da UFFS, campus Chapecó

Grupo recebeu informações a respeito do plano de saúde proposto pelo MEC

julho 8, 2010   Publicado em: Notícias