Elaboração dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) está em fase final

Chapecó – A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) está em fase final de elaboração dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs). Depois da conclusão da versão completa, neste mês de julho, os dados farão parte do sistema e-Mec, do Ministério da Educação (MEC), responsável pela tramitação dos processos regulatórios das instituições de educação superior no Brasil. O processo de construção coletiva dos PPCs iniciou ainda em 2009, quando foram convidados docentes de outras universidades, os quais delinearam o ponto de partida para elaboração dos 42 projetos pedagógicos referentes aos cursos oferecidos pela UFFS no ano de 2010, nos cinco campi da instituição. Já com a chegada dos primeiros docentes concursados pela instituição, as discussões passaram a incorporar experiências e sugestões desse grupo de professores. A partir de então, a formatação dos PPCs ficou sob responsabilidade dos colegiados de curso.

Os Projetos Pedagógicos dos Cursos, conforme a diretora de organização pedagógica da UFFS, professora Zenilde Durli, mostram “qual é o percurso curricular com a intenção de integralizar os cursos, com a descrição de todas as atividades oferecidas, como a relação de disciplinas, atividades curriculares complementares, estágios, referências bibliográficas e outros aspectos”. De uma forma mais abrangente, os projetos contêm os referenciais básicos no que diz respeito às áreas epistemológicas, pedagógicas e metodológicas. “Estas informações vão servir de ponto de partida para outras questões relacionadas aos cursos que surgirão daqui para frente”, salienta Zenile Durli. Na avaliação da pró-reitora de Graduação da UFFS, Solange Maria Alves, os resultados alcançados foram satisfatórios, especialmente levando-se em conta o empenho dos coletivos: “Além do ganho institucional, a construção dos PPCs foi importante para os professores conhecerem-se e começarem a criar uma identificação com os projetos da instituição”, avalia.

julho 12, 2010   Publicado em: Notícias