Portaria aprova o Regulamento da graduação

Chapecó – O reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Dilvo Ristoff, aprovou o regulamento dos cursos de graduação na última semana. Dentre as disposições estão as atribuições dos colegiados de curso e as atividades ligadas ao ensino de graduação da UFFS.
O regulamento prevê desde questões do colegiado (atribuições, atribuições do presidente, constituição e reuniões), oprocesso de matricula, os tempos e os critérios para acesso às vagas remanescentes em modalidades como transferência,disciplinas isoladas, aluno especial; o ano letivo, as atribuições do colegiado de curso; até a organização curricular da UFFS, dentre outros. Segundo a pró-reitora de Graduação, Solange Maria Alves, a importância desse documento se dá pelo fato fato de que ele organiza esses processos que são típicos da vida universitária no âmbito da graduação.
O regulamento foi construído com um movimento coletivo. Com base em outros regulamentos, o grupo organizou um documento com as características da UFFS. A primeira minuta foi analisada pelo reitor, que fez apontamentos. Com as considerações, uma nova minuta foi feita, submetida e melhorada pelo reitor e pelo vice-reitor e, depois, publicada.
“Creio que a maior relevância e o prinicipal diferencial do regulamento é a normatização do Currículo UFFS. É isso que dá o tom UFFS ao regulamento da graduação, visto que os demais elementos ali contidos, compõem um rol de questões normatizadas por legislações maiores (como a LDBEN, por exemplo), e que são normatizadas pelas Instituições de Educação Superior. O Curriculo UFFS, organizado pela articulação do que chamamos três grandes domínios (domínio comum, domínio conexo e domínio especifico) recebe o tratamento devido, em termos de regulamentação, através desse documento normatizador”, avalia a pró-reitora.

Confira alguns temas importantes tratados no Regulamento:

Assunto

Como
está no Regulamento

Turno
de aulas

A distribuição das aulas será,
preferencialmente, em turno único;

em sala

É 15 o número mínimo de estudantes exigido para o
funcionamento de uma turma;

Simultânea

Não é permitida a matrícula simultânea em dois ou
mais cursos de graduação da UFFS;

isoladas

Depois do processo de matrículas de estudantes regulares, as vagas
restantes em disciplinas poderão ser ocupadas, na qualidade
de disciplina isolada, por estudantes da UFFS ou candidatos
externos (aluno especial ou aluno-ouvinte). O candidato poderá
solicitar matrícula como aluno especial em até três
disciplinas isoladas por semestre;

Cancelamento
de Matrícula

O cancelamento de matrícula em disciplina poderá
ocorrer somente uma vez em cada disciplina. O período
máximo de trancamento é de quatro semestres;

Frequência
mínima

frequência do estudante em cada disciplina deve ser de, no
mínimo, 75%;

Aprovação

O aluno será aprovado em cada disciplina ou atividade
curricular se tiver frequência igual ou superior a 75% e Nota Final igual ou superior a seis (obtida com a
média aritmética simples das duas Notas Parciais –
NP1 e NP2);

Trote

É proibida aos estudantes da UFFS toda e qualquer ação
de trote. O aluno que não cumprir esta norma estará
sujeito a penalidades;

do regulamento

O regulamento deve ser revisto assim que estiver constituído
o Conselho Universitário da UFFS.

julho 14, 2010   Publicado em: Notícias