Fase da Coepe no campus Realeza

Realeza – A fase da I Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe) nos campi da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) situados no estado do Paraná iniciou na noite de segunda-feira, dia 12. O Anfiteatro da Casa de Cultura da cidade de Realeza recebeu bom público para acompanhar a programação de abertura da fase local da Conferência.
A Mesa de Honra foi composta pelo diretor do campus da UFFS em Realeza, João Alfredo Braida; a pró-reitora de Graduação da UFFS, Solange Maria Alves; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Geraldo Ceni Coelho; o diretor do campus em Cerro Largo, Antonio Andrioli; o diretor do campus em Erechim, Ilton Benoni da Silva; o diretor do campus em Laranjeiras do Sul, Paulo Henrique Mayer; o coordenador acadêmico do campus Realeza, Antonio Marcos Myskiw; o coordenador administrativo do campus da UFFS em Realeza, Jaci Poli; o prefeito municipal de Realeza, Eduardo Gaievski.
Na sua fala, João Alfredo Braida disse que eventos desse tipo servem para desmistificar a imagem que a universidade tem de um local apenas de estudo. Para o diretor do campus em Realeza, a Coepe “é um grande momento para mostrar que o âmbito universitário também é propício para o trabalho acadêmico, a pesquisa e a reflexão sobre a realidade em seu entorno”. Para ele, a universidade tem de ser um lugar de reflexão, “daí terá cumprido o seu papel social”.
Já segundo o prefeito de Realeza, Eduardo Gayevski, os assuntos levantados na I Coepe devem levar em consideração as questões relevantes para o desenvolvimento das regiões onde a UFFS está inserida. A pró-reitora de Graduação da UFFS, por sua vez, mencionou que esta é a primeira de muitas Conferências que virão no futuro para discutir as áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. “E por que realizar a Coepe? Porque a UFFS é, desde sua raiz, uma universidade pública e popular, e portanto não deve desenvolver suas políticas sem ouvir a comunidade envolvida”.
Após uma apresentação musical envolvendo dois acadêmicos do campus de Realeza, a mesa foi composta novamente, desta vez a apresentação do documento inicial elaborado pela equipe organizadora da I Coepe, com as principais diretrizes e objetivos na áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Depois, fizeram uma explanação de como será a construção do documento-base, que será completado com as propostas encaminhadas nas cinco fases da Conferência, uma em cada campus da instituição. Participaram das explicações o coordenador de políticas de Graduação, José Oto Konzen; a diretora de Extensão e Cultura, Mônica Hass; o diretor de pó-Graduação, José Carlos Radin; a diretora de Pesquisa, Maria Helena Cordeiro.

Próximas etapas
Depois de Chapecó, Erechim e Realeza, os dez fóruns temáticos acontecem em Laranjeiras do Sul (15 e 16 de julho) e Cerro Largo (22 e 23 de julho). Cada campus organizará grupos de discussão sobre os fóruns, formulando, ao fim, um único documento de sínteses contendo os debates, sugestões e propostas vindas dos fóruns. Após, os cinco documentos serão sistematizados em um único volume por uma comissão.
A conclusão da I Coepe será em Chapecó, nos dias 2 e 3 de setembro, com e aprovação do documento final da conferência.

Fóruns temáticos foram abertos na segunda-feira em Realeza

julho 14, 2010   Publicado em: Notícias