Apoio institucional para apresentação de trabalhos científicos de docentes está regulamentado

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) regulamentou a concessão de apoio institucional para apresentação de trabalhos científicos de docentes da instituição em eventos no Brasil e exterior. Os critérios e orientações foram estabelecidos pela Portaria nº 253/GR/UFFS/2010.
O apoio institucional se dará mediante a concessão de diárias e pagamento parcial ou integral das despesas referentes ao transporte. Cada docente mestre ou doutor não vinculado a programas de pós-graduação stricto sensu terá limite de um ao ano. Já docentes vinculados a programas institucionais de mestrado ou de doutorado, implantados ou em fase de implantação, terão limite de dois. O apoio à participação em eventos realizados no exterior é restrito ao limite de um ao ano e aos doutores.
Também estão na portaria os critérios que os docentes precisam atender para receberem o auxílio: estar vinculado a um grupo de pesquisa da UFFS cadastrado no Diretório dos
Grupos de Pesquisa do CNPq e devidamente certificado pela UFFS; ter trabalho completo aprovado em evento científico de reconhecida importância científica na área de conhecimento de atuação; atestar a aprovação do trabalho mediante a apresentação da carta de aceite
emitida pela organização do evento científico.
Antes da solicitação de auxílio à UFFS, os trabalhos submetidos a eventos no exterior devem ser encaminhados à apreciação da Capes, do CNPq ou outra agência de fomento para a análise de mérito e solicitação de apoio financeiro. Caso o autor receba parecer favorável quanto ao mérito, mas não ao apoio financeiro de agências de fomento, poderá solicitar o auxílio à universidade.
A solicitação deve ser feita na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, 45 dias antes do início de evento no país e 60 dias para eventos no exterior. Além do preenchimento de um formulário, a solicitação deverá ter, em anexo, uma cópia da carta de aceite da organização do evento e a íntegra do trabalho aprovado. A Pró-Reitoria designará uma comissão para avaliar a solicitação.
Sendo contemplado com o apoio institucional da UFFS, o docente deverá promover a UFFS, utilizando corretamente a imagem da instituição nos slides de apresentação, cabeçalho e/ou nota de rodapé na íntegra do trabalho.
Depois do evento, o docente terá prazo máximo de 15 dias para apresentar o relatório de participação, acompanhado de documento comprobatório da apresentação do trabalho e os documentos para a prestação de contas.

julho 14, 2010   Publicado em: Notícias