Enem: UFFS divulga exame em escolas

Quem pretende concorrer a uma vaga nos cursos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) tem mais alguns dias para fazer a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nota do Enem é o referencial básico para o ingresso na universidade, e as inscrições para o exame foram prorogadas até o dia 16, sexta-feira.
O candidato que já fez o Enem 2009 pode apresentar a nota daquela edição do exame ou realizar a prova novamente em 2010 e optar pela nota mais alta no momento da inscrição no Processo Seletivo da UFFS. Já o estudante que não fez o Enem em 2009 deve fazê-lo neste ano para, mais tarde, se inscrever no Processo Seletivo da UFFS.
O processo seletivo da UFFS ainda terá uma inscrição, a ser divulgada oportunamente no site da instituição (www.uffs.edu.br). A universidade repetirá o fator escola pública: dependendo do número de anos estudados em escola pública no ensino médio, os candidatos receberão uma determinada bonificação para o ingresso na instituição. Esta bonificação já foi adotada no primeiro Processo Seletivo da UFFS, e avaliada como muito positiva pela reitoria.
Para a inscrição no Enem, somente pela internet (www.inep.gov.br), o candidato deverá informar os dados cadastrais e responder a um questionário socieconômico. As inscrições custam R$ 35, com isenção para estudantes do último ano do ensino médio em escola pública. Participantes em situação de vulnerabilidade econômica que tenham concluído o ensino médio em escola pública antes de 2010 ou em escola particular, e pessoas com mais de 18 anos que não tenham concluído o ensino médio e estejam buscando certificação precisarão solicitar a isenção do pagamento.
As provas estão marcadas para os dias 6 e 7 de novembro, com as áreas de linguagens e códigos, ciências da natureza, matemática e ciências humanas. Cada área terá 45 questões de múltipla escolha, além de uma redação. Na área de linguagens e códigos, a única novidade do Enem deste ano: serão inseridas questões de língua estrangeira. No momento da inscrição o candidato deverá fazer a opção por inglês ou espanhol.

Servidores divulgam Enem em escolas
Escolas de Laranjeiras do Sul e Quedas do Iguaçu receberam visitas de equipes de servidores da UFFS nas últimas semanas. O objetivo foi divulgar informações referentes ao Enem, ao Processo Seletivo da UFFS e os cursos ofertados no campus de Laranjeiras do Sul.
As apresentações foram direcionadas a estudantes do ensino médio, principalmente aos concluintes neste ano, do currículo básico e de cursos técnicos, tanto de instituições da zona urbana quanto da rural.
As equipes mostraram os procedimentos de inscrição no Enem e ingresso na UFFS, e procuraram aguçar a curiosidade dos alunos em relação ao ensino superior, destacando a possibilidade de se cursar uma universidade federal, pública e gratuita no seu próprio município ou muito próximo, com cursos direcionados à realidade regional.
Segundo a diretora do Colégio Estadual Lageado Bonito (de Quedas do Iguaçu), Juliana Buratti, “a visita ajuda a despertar nos estudantes o interesse pela vida universitária e a busca por um futuro com melhor qualidade de vida que uma graduação poderá oferecer”.
Um grupo de trabalho também faz a divulgação do Enem e da UFFS em escolas de Cerro Largo e de toda a região. As visitas têm o objetivo de lembrar aos alunos a importância de fazer a prova do Enem para concorrer às vagas oferecidas nos cursos da UFFS ( já que a nota do exame é referencial para o ingresso na universidade) e tirar as dúvidas referentes aos cursos e estrutura da UFFS.
Em Chapecó, servidores foram em escolas estaduais para divulgar o Enem. Os gerentes de educação das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDR) de Concórdia, Dionísio Cerqueira, São Miguel do Oeste, Maravilha, Palmitos e Xanxerê receberam material dos servidores da UFFS, irão repassar os panfletos de informações do Enem e dos cursos da instituição aos diretores, que farão a divulgação nas escolas.

julho 14, 2010   Publicado em: Notícias