Atividade leva filme e discussão para sala de aula

Chapecó – Alunos de Letras, Filosofia, Geografia e História da UFFS campus-sede participaram de uma atividade que, em breve, deve se tornar um Cineclube. O filme “O Enigma de Kaspar Hauser”, de Werner Herzog, foi exibido e, na sequência, os alunos fizeram um debate sobre a temática. A atividade teve a presença de dois membros da Associação de Cinema e Vídeo de Chapecó e Região (Cinelo), Daniela Farina e Ricardo Sékula.
Segundo o professor Eric Duarte, a exibição do filme foi uma iniciativa de unir os estudantes em torno de discussões e de temas que fazem parte do conteúdo programático de disciplinas cursadas pelos alunos neste semestre, como no caso da disciplina do domínio comum “Leitura e Expressão Escrita”. Por causa da temática do filme, assuntos como o caráter social da linguagem e o processo simbólico de interação humana foram discutidos pelos alunos e pelos professores presentes no evento. Sem contar que a própria prática do debate, isto é, da argumentação e da exposição concatenada de idéias, por meio do texto oral, foi um dos pontos trabalhados no evento.
Duarte, que coordena o desenvolvimento do projeto do Cineclube na UFFS (e contará com a colaboração de outros professores do campus-sede), lembrou que o Cineclube logo deve se consolidar como um projeto de extensão, para que sejam exibidos curtas e longas-metragens seguidos de debates na universidade.

A partir da primeira exibição e discussão, a ideia é criar o Cineclube UFFS

julho 14, 2010   Publicado em: Notícias