UFFS debate importância da agroecologia

Erechim – A discussão sobre Conversão Agroecológica fez parte das atividades acadêmicas dos alunos do curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus de Erechim, na quinta-feira (15). A palestra foi proferida pelo assessor técnico do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa), Vitor Hugo Hollas.
Inicialmente, ele ressaltou que a agroecologia deve ser socialmente justa, economicamente viável e ambientalmente sustentável. O palestrante elencou algumas características que considera importantes para quem pretende trabalhar com agroecologia. Dentre elas: “criatividade, conhecimento, respeito à diversidade de cada agroecossistema e respeito ao sistema cultural das pessoas envolvidas”.
Também destacou que não existem receitas ou pacotes prontos quando se pensa em agroecologia, mas que é um processo em formação. Requer esforço coletivo de acadêmicos, técnicos e agrônomos que buscam agir, produzir e consumir, diferentemente da lógica atual, visto que a agroecologia deve privilegiar a sustentabilidade do planeta.
De acordo com o coordenador do Curso de Agronomia da UFFS, Lauri Lourenço Radünz, a palestra teve como objetivo principal “oportunizar aos acadêmicos do Curso de Agronomia e à comunidade uma visão sobre a produção agroecológica de alimentos. Do mesmo modo, visou demonstrar as etapas necessárias à conversão da agricultura convencional para a agroecológica, bem como conscientizar alunos e comunidade em geral para o consumo de alimentos saudáveis”.
A palestra mostrou que a agroecologia se preocupa com o bem-estar das pessoas, com a preservação do meio ambiente e com o aspecto econômico e social. Enfatizou ainda que uma das principais dificuldades é a comercialização dos produtos agroecológicos, pois existem poucos pontos de venda nas cidades, inclusive em Erechim. Além disso, há pequena oferta desses produtos, o que eleva o preço para o consumidor. Um fator que poderia contribuir nesse sentido seria a formação de associações e cooperativas de produção, comercialização e consumo.

Atividade de campo
No dia anterior à palestra, acadêmicos do Curso de Agronomia da UFFS visitaram uma propriedade rural no município de Três Arroios que produz alimentos agroecológicos com o objetivo de verificar as experiências de produção. Os estudantes foram acompanhados pelo Coordenador do referido Curso e pelos professores Paulo Hartmann, da área de Ecologia e Ulisses Pereira de Mello, da área de Desenvolvimento Rural.
Essas ações estão de acordo com os princípios norteadores da Instituição que visam à busca de uma universidade de qualidade, comprometida com a formação de cidadãos conscientes e com o desenvolvimento sustentável e solidário da região Sul do país.

Hollas defende que a agroecologia deve ser socialmente justa, economicamente viável e ambientalmente sustentável

julho 15, 2010   Publicado em: Notícias