Fase da Coepe em Laranjeiras do Sul iniciou em tom de compromisso com o futuro

Laranjeiras do Sul – A abertura da I etapa da Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe) em Laranjeiras do Sul (PR) aconteceu na manhã de quinta-feira, 15 de julho, no Pavilhão de Eventos da Comunidade do Assentamento 08 de Junho. Aos poucos o público, formado em boa parte por professores da rede pública, foi tomando o ambiente para fazer parte da cerimônia. O primeiro ato foi a formação da mesa, composta pelo vice-reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Jaime Giolo; pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Vitório trevisol; pela pró-reitora de Graduação, Solange Maria Alves; pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Geraldo Ceni Coelho; pelo diretor do campus da UFFS em Laranjeiras do Sul, Paulo Henrique Mayer; pela coordenadora acadêmica do campus, Alexandra Filipak; pelo coordenador administrativo, Elemar do Nascimento Cezimbra. Também estavam presentes os diretores dos demais campi da UFFS, autoridades regionais, representantes de entidades sociais e servidores dos cinco campi da instituição.

Após a execução do hino nacional pela Banda Musical Municipal de Laranjeiras do Sul, na sua fala inicial, Jaime Giolo mencionou que a UFFS deve estar articulada com a comunidade regional e que “as grandes invenções da humanidade devem circular entre as pessoas, para o aperfeiçoamento dos processos produtivos e humanosâ€. Seguindo o raciocínio, o vice-reitor da UFFS disse que uma universidade instala-se em um local para aperfeiçoar ao máximo as atividades desenvolvidas em uma determinada região. Sobre o processo de instalação da UFFS, Giolo disse que é preciso avançar rapidamente em alguns aspectos, mas com clareza nas estruturas das áreas de Educação, Pesquisa e Extensão, e com essa intenção “foi montada uma conferência que durasse alguns meses para dialogar com as pessoas sobre o futuro da instituiçãoâ€. Referindo-se ao fato do início da construção dos primeiros prédios na área que fica ao lado do Assentamento 08 de junho, garantiu que “os prédios não terão só embalagens. O recheio está dado pelas atividades fim da instituição – o Ensino, a Pesquisa e a Extensãoâ€.

O diretor do campus, Paulo Henrique Mayer, por sua vez disse que “naquele local estava o espírito da UFFS, já que como filho de agricultor é muito caro para nós a chegada de uma universidade federalâ€. Depois o diretor agradeceu a presença das entidades, do corpo docente da universidade e demais convidados. “Vamos construir uma relação saudável com a comunidade.†Já para o professor Joviles Trevisol, a Coepe é um trabalho ampliado que tem por finalidade ouvir a comunidade como um todo, “de como cada um dos campi projeta-se para o futuroâ€. “Não queremos uma universidade provincianaâ€, declarou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS. A programação de abertura teve ainda a formação de uma mesa redonda com o tema “O Papel da Universidade Públicaâ€, com a presença dos professores Dimas Floriani, da Universidade Federal do Paraná (UFPR); do professor Ariel Pires, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro); do vice-reitor da UFFS, Jaime Giolo.

julho 20, 2010   Publicado em: Notícias