Palestra e oficina envolvem alunos de Licenciatura em Geografia

O Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul, no campus-sede, promove duas atividades que serão desenvolvidas pela professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Adriana Olivia Sposito Alves Oliveira. A palestra e a oficina ocorrem nos dias 20, 21 e 22.
A palestra “O ensino de Geografia Física e o raciocínio geográfico” (no dia 20, às 10h, no auditório), tem como objetivos centrais apresentar as bases teórico-metodológicas do ensino de Geografia Física, que consistem basicamente em dois conceitos geográficos fundamentais: paisagem e natureza. Além disso, analisar as teorias dos sistemas e geossistemas como caminho metodológico, demonstrando a partir destas, propostas de aplicação no ensino de Geografia Física consubstanciadas nas temáticas risco-ambiental e bairro na escala local. A atividade será aberta ao público acadêmico e à sociedade em geral.
A segunda atividade é a Oficina de Ensino a partir do tema “A construção de maquete geográfica como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem”. A oficina ocorre nos dias 21 e 22, das 13h30 às 17h30. O público-alvo são os acadêmicos do curso de Licenciatura em Geografia da UFFS.
Os objetivos principais da oficina são: fornecer subsídios facilitadores ao processo de assimilação de conceitos geográficos; contribuir para o entendimento da bacia hidrográfica; favorecer uma visão integradora dos elementos da paisagem; relacionar o modelo tridimensional (maquete) com as formas de uso e ocupação do solo da bacia hidrográfica e as condições socioambientais da mesma.

Súmula Curricular da Palestrante
Adriana Olivia Sposito Alves Oliveira possui licenciatura (2000), bacharelado (2001), mestrado (2004) e Doutorado (2010) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente-SP. Fez estágio de doutoramento na Université de Toulouse – Le Mirail (França) no período de setembro de 2007 a fevereiro de 2008. Atualmente é professora adjunta no Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia Geomorfológica, Ensino de Geomorfologia, Ensino de Geografia, Práticas Didático-pedagógicas, Ensino Superior, Planejamento Ambiental e Microbacias hidrográficas.

julho 20, 2010   Publicado em: Notícias