IFES conquistam mais autonomia de gestão de pessoas

Com a assinatura, pelo presidente Lula, do Decreto nº 7.232, de 19 de julho de 2010, dispondo sobre os quantitativos de servidores lotados nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do país, as universidades ganharam maior autonomia na Gestão de Pessoas, em especial dos 89.651 servidores técnico-administrativos que atualmente compõem o seu quadro.
Com a nova regulamentação, as IFES não precisarão mais solicitar autorização ao MEC para abrir concursos para preencher ou para repor o atual quadro, caso algum servidor solicite exoneração ou vacância ou deixe a instituição por qualquer outra razão.
“Esta medida, simples, é de grande importância para que as universidades ganhem mais agilidade na reposição de seu quadro técnico”, analisa o reitor da UFFS, Dilvo Ristoff. Medida semelhante já havia sido aprovada com a criação da figura do professor equivalente. “Isso demonstra que gradualmente reivindicações históricas de maior autonomia estão se tornando realidade”, avalia o reitor.

julho 27, 2010   Publicado em: Notícias