Novas universidades reuniram-se com a Capes

Os reitores das novas universidades federais reuniram-se com o diretor de Educação Básica Presencial (DEB), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), João Carlos Teatini. O encontro foi no início da tarde do dia 20 de julho e serviu para discutir a possibilidade de participação das novas IFES nos três editais que neste momento encontram-se abertos: Observatório da Educação, Prodocência e Parfor. Ainda este ano, em dezembro, será lançado o edital para participação das IFES no PIBID. A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foi representada pelo reitor, professor Dilvo Ristoff.

Saiba mais:

Observatória da Educação: é um programa de fomento que visa ao desenvolvimento de estudos e pesquisas na área da Educação. Tem como objetivo estimular o crescimento da produção acadêmica e a formação de recursos humanos pós-graduados, nos níveis de mestrado e de doutorado por meio de financiamento específico.
Trata-se de uma parceria entre a CAPES e o INEP. Prevê que regularmente seja feita a abertura de editais chamando a comunidade acadêmica a apresentar projetos de estudos e pesquisas na área de educação, envolvendo os programas de pós-graduação de mestrado e de doutorado das Instituições de Educação Superior (IES).
As normas do programa exigem a utilização dos dados estatísticos educacionais produzidos pelo INEP como subsídio ao aprofundamento de estudos sobre a realidade educacional brasileira.
Proponentes:
Podem apresentar propostas de projetos de estudos e pesquisas em educação, Programas de Pós-Graduação – PPG, de IES, pública ou privada, organizados em:
a) Núcleos locais compostos por, pelo menos, um PPG stricto sensu de uma IES.
b) Núcleos em rede, compostos por pelo menos três PPGs stricto sensu de IES distintas.
Orçamento
O Programa prevê atualmente financiamento de despesas de custeio, capital e bolsas, nas seguintes modalidades: docente coordenador; estudantes de doutorado; estudantes de mestrado profissional ou acadêmico; estudantes de graduação; e professores em efetivo exercício ou profissionais que exerçam a função de coordenador ou supervisor pedagógico na Rede Pública de Educação Básica.
Como participar
As propostas deverão ser submetidas à Capes pelo dirigente máximo da Instituição ou seu representante legal e pelo professor coordenador do núcleo local ou em rede e enviadas por meio eletrônico até às 18 horas (horário de Brasília), do dia 18/08/2010 para observatorio2010@capes.gov.br
Prodocência: O Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) visa ampliar a qualidade das ações voltadas à formação de professores, com prioridade para a formação inicial desenvolvida nos cursos de licenciaturas das instituições federais e estaduais de educação superior. Criado em 2006, o Prodocência financia projetos voltados para a formação e o exercício profissional dos futuros docentes, além de implementar ações definidas nas diretrizes curriculares da formação de professores para a educação básica.
Os objetivos do programa são: contribuir para a elevação da qualidade da educação superior, formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino no país, dinamizar os cursos de licenciatura das instituições federais de educação superior, propiciar formação acadêmica, científica e técnica dos docentes e apoiar a implementação das novas diretrizes curriculares da formação de professores da educação básica.
Quem participa
Instituições Federais de Ensino Superior, incluídos os Institutos Federais, que possuam licenciaturas e Instituições Estaduais e Municipais de Educação Superior que tenham licenciaturas autorizadas na forma da lei.
Investimento
A Capes vai repassar recursos para até 60 projetos. Cada projeto poderá ser contemplado com um valor máximo de R$ 130.000,00 (cento e trinta mil reais) em recursos de custeio.
Como participar
O Edital 028/2010 está disponível no sitio da CAPES www.capes.gov.br. As propostas deverão ser submetidas à CAPES pela Pró-Reitoria de Graduação ou órgão equivalente das IPES e enviadas por meio eletrônico até as 18 h (horário de Brasília), do dia 31 de agosto de 2010 para: prodocencia2010@capes.gov.br, bem como uma cópia em formato impresso simples e sem encadernações, por remessa postal registrada, até 5 (cinco) dias após a submissão da proposta para:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes
Diretoria de Educação Básica Presencial – Prodocência/2010
SBN, Quadra 02, Lote 06, Bloco L – 4º andar
CEP 70040-020 – Brasília – DF
Contato:
(61) 2104-8671
(61) 2104-8811
prodocencia@mec.gov.br

PARFOR: O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) é resultado de um conjunto de ações do Ministério da Educação – MEC, em colaboração com as secretarias de educação dos estados e municípios e as instituições públicas de educação superior neles sediadas, para ministrar cursos superiores gratuitos e de qualidade a professores em exercício das escolas públicas sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, de dezembro de 1996.
Cumprindo o Decreto 6.755, o MEC delegou à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes a responsabilidade pela indução, fomento e avaliação dos cursos no âmbito do PARFOR. Todas as licenciaturas das áreas de conhecimento da educação básica serão ministrados no PARFOR, nas modalidades presencial e a distância: cursos de 1ª Licenciatura para professores sem graduação, de 2ª Licenciatura para licenciados atuando fora da área de formação e de Formação Pedagógica, para bacharéis sem licenciatura.
Prevê-se no PARFOR uma oferta superior a 400 mil vagas novas, envolvendo cerca de 150 instituições de educação superior – federais, estaduais, comunitárias e confessionais, nos 25 estados que aderiram à formação inicial, tendo os cursos iniciado no 2º. Semestre de 2009 e as demais entradas previstas em 2010 e 2011. As instituições formadoras que participam do Plano receberão recursos adicionais do MEC, num montante da ordem de R$700 milhões, distribuídos nos anos de 2009 (R$50 milhões), 2010 (R$140 milhões) e 2011 (R$510 milhões).
Com as demandas por formação organizadas pelos Fóruns Estaduais Permanentes, cada professor deve fazer sua pré-inscrição aos cursos por meio de um sistema informatizado criado pelo MEC, denominado Plataforma Paulo Freire, onde poderá também cadastrar e atualizar seu currículo. Os sistemas estaduais e municipais devem ainda fornecer o suporte indispensável aos professores cursistas em exercício, em parceria com as instituições de educação superior do Brasil.

PIBID: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) foi criado com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena, das instituições municipais públicas e comunitárias, sem fins econômicos, de educação superior. Em 2010, acontece a terceira edição do programa que oferece bolsas para aprimorar a formação docente e contribuir para elevação do padrão de qualidade da educação básica.

Um dos objetivos do Pibid é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições de educação superior. Assim como a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica.

O programa visa também proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Além de incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores.

Os coordenadores de áreas do conhecimento recebem bolsas mensais de R$ 1,2 mil. Os alunos dos cursos de licenciatura têm direito a bolsa de R$ 350 e os supervisores, que são os professores das disciplinas nas escolas onde os estudantes universitários vão estagiar, recebem bolsa de R$ 600 por mês.

Podem apresentar propostas de projetos de iniciação à docência instituições federais e estaduais de ensino superior, além de institutos federais de educação, ciência e tecnologia com cursos de licenciatura que apresentem avaliação satisfatória no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Os estabelecimentos devem ter firmado convênio ou acordo de cooperação com as redes de educação básica pública dos municípios e dos estados, prevendo a participação dos bolsistas do Pibid em atividades nas escolas públicas.

julho 28, 2010   Publicado em: Notícias