Sistema online dá transparência na gestão

Chapecó – Já está em processo de adaptação para uso da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) o conhecido sistema utilizado pelo Ministério da Educação (MEC), Simec. A intenção é de que a gestão da universidade seja totalmente aberta, segundo o pró-reitor de Planejamento, José Alex Sant’Anna, que buscou o convênio com o ministério.
O sistema original tem 28 módulos, como obras, de pessoal e orçamento. Porém, os módulos para a universidade serão adaptados conforme a necessidade da UFFS. A inclusão de dados será feita por servidores autorizados, e o acesso será por níveis. Assim, precisará de capacitação quem administrar o sistema.
Para Sant’Anna, uma das grandes vantagens da utilização deste tipo de gestão é a rapidez da avaliação das ações colocadas no sistema e a possibilidade de tomadas de decisões ágeis para a solução de problemas.
“Este é o sistema de gestão do século XXI, com informações organizadas e sistematizadas. É a maior expressão da lei da transparência”, avaliou.
Com os módulos vinculados, como cursos, campi, professores, alunos, projetos de pesquisa, obras e orçamento, será possível ter a descrição das ações, as estatísticas e lançar relatórios atualizados a qualquer momento.
Não há prazo para que o sistema seja adaptado e que a informações sejam atualizadas. Mas, segundo o pró-reitor, módulos como o de obras poderão ser agilizados em breve.

julho 30, 2010   Publicado em: Notícias