Professor palestra em Congresso Nacional de Estudantes

Santa Maria – O diretor do campus Cerro Largo da UFFS, Antônio Andrioli, palestrou a estudantes de Agronomia de instituições de ensino superior de todo o Brasil, no dia 28 de julho. O evento foi promovido pela FEAB (Federação dos estudantes de Agronomia do Brasil), fundada há 38 anos, em Santa Maria.
O CONEA (Congresso Nacional dos Estudantes de Agronomia) é um evento organizado por escolas, e este ano foi organizado pela Escola de Santa Maria, envolvendo o curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.
O professor Andrioli abordou o tema “Ciência, Tecnologia e Sociedade”. Durante sua fala, Andrioli frisou que a trajetória da ciência e da tecnologia está ligada à ideia de mercantilização e reduzida enquanto espaço de conhecimento. Segundo ele, o princípio que vem sendo seguido é “querer saber quase tudo sobre quase nada”, e isso não é bom.
O professor levantou três grandes debates. O primeiro questionou a ciência que se quer neutra e exata, mas que tem sua base em crenças. O segundo destacou a tecnologia como fonte de ciência – ideologia; e o terceiro, o desafio de construir ciência sem criar dependência.
Ele apresentou a polêmica em torno do cultivo do milho transgênico, expondo o caso ocorrido com o gado de um produtor na Europa, o qual Andrioli aborda no seu livro “Transgênicos: as sementes do mal”, publicado em 2008.
O debate tornou-se intenso com a intervenção dos acadêmicos, principalmente ao analisar a “agricultura química”, e seus efeitos sobre a natureza e a vida dos agricultores. Após a manifestação de diferentes opiniões, perpassou a ideia da importância de defender a agricultura ecológica, sem descartar os avanços da ciência e da tecnologia, tendo em vista que, para produzir de forma agroecológica, é necessário cada vez mais conhecimento para entender as relações complexas entre os sistemas produtivos e a natureza.
Nesse contexto, merece destaque o envolvimento do GATS – Grupo de Agroecologia Terra Sul, que busca estudar as premissas da sustentabilidade, no anseio de uma formação diferenciada e questionadora. Este grupo desenvolve atividades junto aos agricultores familiares, escolas, entidades e movimentos sociais. O GATS, durante o painel, destacou a importância da extensão universitária.

Professor abordou o tema “Ciência, Tecnologia e Sociedade”

agosto 4, 2010   Publicado em: Notícias