Campi preparam programação especial para receber novos alunos

O segundo semestre letivo na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) inicia no dia 16 de agosto com programação especial para recepcionar os novos alunos. No campus de Erechim, as atividades envolverão toda a comunidade universitária e acontecerão durante três dias: dias 16, 18 e 20 de agosto. Na segunda-feira a programação vai ser dividida em dois momentos. O primeiro deles, pela manhã, recepção aos calouros e abertura com a presença do diretor do campus Erechim, Ilton Benoni da Silva, além de apresentação do Programa de Cultura e atividades específicas voltadas ao curso de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis. No mesmo dia, à noite, depois da apresentação pelos dirigentes do campus, acontece mesa-redonda sobre o tema “A UFFS no contexto do conhecimento acadêmico e da democratização do acesso à universidade”, com professor Marcio Soares. Após debate com a presença de professores da UFFS.

Na quarta-feira, dia 18, a partir das 19h15 ocorre o debate “Ação social e projetos culturais: provocações” e exibição do documentário “Maria e suas dores, Marias e Marianas: caminhos de Alphonsus de Guimaraens. Já na sexta-feira, 20 de agosto, a programação de recepção encerra com atividades pela manhã e à noite. A partir das 8h acontece uma mesa-redonda com o tema “Sustentabilidade”, a cargo do professor Miguel Satter, da UFRGS, e com os professores da UFFS Paulo Hartmann e Dilermando Cattaneo da Silveira. A noite é reservada para confraternização entre estudantes e servidores do campus.

No campus-sede, em Chapecó, a preparação das atividades para recepção dos novos alunos envolveu uma equipe formada por representantes dos estudantes e de vários setores da comunidade universitária. A programação iniciou antes do início das aulas com o envio, pelos correios, de carta de boas-vindas aos calouros. Para o dia 16, segunda-feira, acontece apresentação, pela Reitoria, da UFFS, da Coepe e da estrutura dos currículos dos cursos. Também será entregue folder informativo e exibido vídeo. Está prevista também a apresentação dos coordenadores de curso e veteranos, os quais irão até as salas de aula recepcionar os novos estudantes. No decorrer da semana outras atividades vão acontecer, como contação de histórias, café solidário, apresentação da Banda Trupe de Língua Maior, composta por alunos da UFFS, apadrinhamento dos calouros, atividades de recreação nos intervalos das aulas, e apresentação do Coral da Escola de Artes. A programação prossegue na segunda semana de aulas com abertura da exposição “Velho Chapecó” e apresentação de MPB com Karine Cunha. Nos dias 26 e 27 haverá atividades com psicólogas da UFFS em sala de aula e atividades programadas pelo Cineclube Universitário, durante a tarde.

O campus de Laranjeiras do Sul oferecerá, neste segundo semestre letivo, o primeiro curso no turno da noite, de Licenciatura em Educação do Campo. Para acolher essa nova turna de alunos foi organizada uma “mística”, preparada pelos acadêmicos e professores do curso de Licenciatura em Educação do Campo do turno diurno. A intenção da mística, conforme os organizadores, “é selar um compromisso entre os acadêmicos e a proposta da universidade, a ‘materialidade da educação do campo’ inserida no contexto local”.

agosto 11, 2010   Publicado em: Notícias