Democracia e Eleições são tema de debate

Erechim – Com o objetivo de debater as mais de duas décadas de regime democrático no Brasil, o curso de Sociologia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim, realizou na quarta-feira, 29, a partir das 19h30min, no Auditório do campus, debate com o tema “Democracia e Eleições”. A ideia dos organizadores foi colocar em discussão questões que envolvem as perspectivas, do ponto de vista da Ciência Política, sobre a consolidação e limites do processo democrático brasileiro, a partir da queda, em meados da década de 1980, do regime autoritário.
O evento teve como debatedores a professora e pesquisadora Patrícia Rodrigues Chaves da Cunha, do Centro Universitário Ritter dos Reis, de Porto Alegre, também mestre e doutoranda em Ciência Política na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e o professor Danilo Martuscelli, coordenador do Curso de Sociologia da UFFS, campus Chapecó. Martuscelli é mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas e pesquisador do Centro de Estudos Marxistas da Unicamp. Como mediador do debate participou o professor de Ciência Política, Cleber Cuti Martins, do curso de Sociologia da UFFS, campus Erechim.
Entre os temas discutidos pelo público presente, formado pela comunidade acadêmica e convidados, destaque para as diferentes abordagens sobre a Democracia no Brasil, incluindo o processo de institucionalização e os limites, e também questões voltadas à representação política e a formação de governos, na relação entre Poder Executivo e Poder Legislativo. Ainda foram abordadas temáticas referentes a participação política.

outubro 1, 2010   Publicado em: Notícias