Cineclube incentiva debates sobre assuntos em torno de filmes

Chapecó – Exibição mensal de uma obra cinematográfica, seguida de debate com convidados da comunidade acadêmica da UFFS ou externa. Esta é a metodologia do projeto Cineclube Universitário, organizado pelos professores Eric Duarte, do curso de Letras, e Leonardo Rafael Santos Leitão, de Sociologia. O projeto conta ainda com a colaboração da professora Morgana Fabiola Cambrussi, também do curso de Letras. Como bolsistas de Iniciação Acadêmica, o aluno de Filosofia, Francisco Xavier Buehrmann, e Ana Paula Wizniewski, estudante do curso de Sociologia.

Entre os objetivos do projeto estão promover a formação cultural, humana e multidisciplinar, por meio da atividade cineclubista de exibição de filmes de longa e curta-metragem, seguido de debates sobre temas pertinentes. Além disso, estes momentos servem também para democratizar o acesso a obras audiovisuais de circulação restrita, produzidas no Brasil e no exterior, as quais geralmente não encontram locais para exibição regular. Para os organizadores, os encontros são oportunidades de aproximação entre servidores da UFFS e comunidade externa à universidade. Conforme o professor Eric Duarte, “as exibições são abertas à comunidade, e pretendemos contar em breve com a participação das escolas da rede pública do município”.

Para os organizadores do projeto Cineclube Universitário, as discussões em torno dos filmes tem se constituído em mais um espaço de reflexão crítica dentro da universidade. “Os encontros estão sendo bastante produtivos, pois temos refletido sobre diversas questões relativas às humanidades, à cultura e à linguagem verbal e não verbal”, analisa Duarte. “Os filmes nos motivam a pensar sobre nós mesmos, sobre nossa história, nossas inquietações e nossa sociedade”, conclui.

A próxima exibição do Cineclube acontecerá dia 21 de outubro, quinta-feira, e o filme que será exibido é “Pra frente Brasil” (1982, cor, 105 min), escrito e dirigido por Roberto Farias. O filme aborda bem o período da ditadura no Brasil. “Com essa exibição, queremos iniciar uma discussão sobre questões relativas ao processo histórico e político de redemocratização do nosso país”, explica Eric Duarte.

Mais informações sobre o projeto do Cineclube no endereço http://cineclubeuniversitario.blogspot.com

Comunidade acadêmica e convidados debatem assuntos emergentes depois de exibição de filmes

outubro 7, 2010   Publicado em: Notícias