Professor da UFFS discute temática do futebol

Erechim – “Futebol e identidades” foi o tema da palestra proferida pelo professor de História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus de erechim, Gerson Fraga, em uma das oficinas da IV Semana Acadêmica do curso de História da Universidade de Passo Fundo (UPF). Realizado entre os dias 4 e 8 de outubro, o evento girou em torno da questão dos “Movimentos de resistência no Brasil” e teve a participação de alunos do curso de História do campus Erechim.
Fraga abordou o mesmo assunto no dia 1º de outubro, em atividade promovida pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), campus de Restinga, em Porto Alegre. Com o objetivo de formar guias turísticos e tendo em vista a Copa do Mundo de 2014, o IFRS pretende realizar outros encontros para tratar os diversos aspectos que envolvem um campeonato mundial de futebol.
A reflexão sobre a relação do futebol com a sociedade normalmente é excluída da esfera acadêmica. “Imaginar o Brasil e o povo sem o futebol seria amputar uma parte de nossa cultura, de nosso modo de ser e de nos apresentarmos diante do mundo. Por que, então, tratar uma dimensão tão importante de nossa brasilidade como algo indigno de ser estudado de forma científica, em suas dimensões históricas, sociais e antropológicas?”, questiona o professor.
Por outro lado, Fraga afirma que essa realidade está mudando gradualmente com a publicação de livros, a constituição de grupos de pesquisa e a criação de disciplinas em torno do futebol como fenômeno histórico e social, em diversas universidades. “É importante a discussão da temática, já que ela constitui um dos elementos fortes de identidade do povo brasileiro”, constata.

outubro 8, 2010   Publicado em: Notícias