Campus de Cerro Largo realizou II Seminário de Interação

Cerro Largo – No dia 11 de outubro, o campus de Cerro Largo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) realizou o II Seminário de Interação entre Universidade e Comunidade. Teve como objetivo principal o de refletir sobre a questão ambiental no contexto das transformações da sociedade contemporânea, apresentando posicionamentos produzidos pela ciência e experiências apresentadas pela tecnologia, no sentido de contribuir para o entendimento dos grandes desafios socioambientais regionais e aprofundar a interação entre comunidade e a universidade.
Antes do início das palestras, aconteceu uma apresentação artística de Lucas Raimundo e Renato Gottardo, que incluiu música de cunho ambientalista no repertório. Na abertura, o diretor do campus, Antônio Andrioli, falou sobre a importância de a universidade e a comunidade interagirem e trabalharem juntos, buscando o bem comum, descatando que “esse é um dos princípios da UFFS, o de estar sempre em sintonia com os desejos e necessidades da comunidade e dos movimentos que lutaram para que ela existisse”.
O Palestrante da manhã, Pedro Uczai, abordou o tema A questão Ambiental no Contexto da Sociedade Contemporânea, contemplando as várias maneiras de, no dia a dia, reaproveitarmos energia e formas sustentáveis de produção. Após a fala do professor Uczai, foi aberto espaço para diálogo com o público presente, o qual pôde fazer questionamentos e interagir com o palestrante.
Durante a tarde, a programação iniciou com mais uma apresentação artística, desta vez da Banda Estudantil Municipal de Cerro Largo. A Mesa Redonda sobre Tecnologia, Energia e Ambiente foi composta pelo superintendente de Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Jair Kotz, pelo engenheiro ambiental e supervisor da Usina Hidrelétrica São José, Ângelo Schneider, pelo biólogo e supervisor ambiental da Usina Hidrelétrica São José, Leandro Bieger. Jair Kotz fez uma ampla exposição dos trabalhos e programas realizados pela Itaipu com o objetivo de preservar o meio ambiente, incentivando a sustentabilidade da região em que ela se insere, mostrando um exemplo que está dando certo e que pode servir como modelo para a região. Os representantes da Hidrelétrica São José mostraram o projeto construído em Salvador das Missões e fizeram uma explanação das ações ambientais para a região afetada pela barragem. Em seguida o debate com o publico teve uma grande participação, já que o tema, de interesse dos presentes, trouxe vários questionamentos e dúvidas.
O II Seminário de Interação foi realizado durante a programação da Expocel/Oktoberfest de Cerro Largo e teve um público de aproximadamente 500 participantes. O evento contou com a presença do reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, do diretor do campus, Antônio Andrioli, do coordenador acadêmico, Edemar Rotta, e do coordenador administrativo, Melchior Mallmann. Compareceram também o diretor da UFFS, campus Erechim, Ilton Benoni, o prefeito municipal de Cerro Largo, Adair Trott, o presidente da Expocel/Oktoberfest e vice-prefeito, Valter Hatwig Spies, o presidente da Câmara de Vereadores de Cerro Largo, Protásio Pedro Butzen, a representante do Comitê Macromissioneiro Pró-UFFS, Marlene Stochero, o representante da Secretaria Especial de Obras da UFFS, Canísio Roque Schmidt, o presidente do Sindicato Rural de Cerro Largo, Carmo Lauro Lunkes, além de representantes de instituições de ensino superior, entre elas UNIJUÍ, URI, UERGS, Instituto Federal Farroupilha (IFF).
Seminário de Interação tratou de temas relacionados a temas ambientais no contexto da sociedade moderna

outubro 18, 2010   Publicado em: Notícias