Bolsistas de Iniciação Acadêmica realizam trabalho de campo em “lixão”

Laranjeiras do Sul – Alunas bolsitas do programa Iniciação Acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Laranjeiras do Sul, estiveram visitando o lixão do município de Laranjeiras do Sul, no dia 22. Alessandra Rusen e Jaqueline Eleutério, do curso de Engenharia de Alimentos, juntamente com Ely Cristina Cordeiro, acadêmica de Agronomia, e Elis Regina Kraemer, do curso de Educação do Campo. As alunas participam dos grupos de pesquisa acadêmica “Compostagem”, orientado pelo professor Diego dos Santos, e do grupo “Exclusão social e educação ambiental: o caso dos catadores de papel na cidade de Laranjeiras do Sul”, com orientação do professor Mariano Sanchez. As estudantes foram acompanhadas pela co-orientadora de pesquisa do campus, professora Vanize Bee Boldrini, integrante do Núcleo Regional de Educação.
Apesar de serem grupos distintos, parte do objeto de pesquisa é comum: o destino dos resíduos sólidos da cidade de Laranjeiras do Sul. Inicialmente as sacolas de lixo são reunidas em frente às residências e comércios e depois recolhidas por um caminhão caçamba. Ao chegar no “lixão”, passam por uma triagem bem simples, como constataram as alunas durante a visita. Pelo tipo de saco e o peso dos resíduos é possível saber o que é ou não reciclável. Os restos de comida são amontoados para destinação diversa: alimentação de animais, em geral. “As pessoas não têm ideia da importância da separação do lixo entre orgânico e reciclável, que pode ser feito em casa”.
Com o objetivo de socialização das pesquisas realizadas no programa de Iniciação acadêmica do campus, ocorrerá, nos dias 2 e 3 de dezembro, a I Semana de Pesquisa Acadêmica da UFFS. Durante o encontro, os grupos de pesquisa irão expor os resultados de suas investigações à comunidade acadêmica, em um evento aberto para toda a comunidade. Também participarão autoridades convidadas, para quem os resultados das pesquisas serão apresentados, com a intenção de colaborar para resolução de problemas regionais.

outubro 28, 2010   Publicado em: Notícias