Diretor do campus Realeza participa de mostra de extensão universitária

Realeza – O diretor do campus Realeza da Univeridade Federal da Fronteira Sul (UFFS), João Alfredo Braida, participou da programação da Mostra de Extensão Universitária (ExpoUT), no dia 22 de outubro. O evento aconteceu na Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), em Dois Vizinhos, e permitiu às diferentes instituições de ensino participantes uma oportunidade para debater como a atividade de extensão se processa e como ela é organizada dentro das diferentes universidades. Essa discussão visou principalmente avaliar a forma de como a UTFPR tem atuado em “extensão” e qual tem sido a diferença em relação às demais instituições.
Conforme Braida, a importância da participação da UFFS neste tipo de evento é, além de se estabelecer relações com outras Instituições, “ter uma avaliação de como outras universidades públicas estão tratando a extensão universitária, que é uma das atividades fins da UFFS”. Para o diretor do campus Realeza, “as atividades de extensão têm como objetivo maior colocar a universidade em contato com a comunidade e assim vice-versa”. Na maioria das vezes, acrescenta, “isso acontece por meio de projetos envolvendo professores e estudantes, os quais estejam desenvolvendo alguma atividade com a comunidade regional, sejam eles de assistência ou treinamento por meio de cursos”.
Conforme ainda João Alfredo Braida, “no caso da UFFS, além de tudo isso, temos algumas estruturas universitárias que permitem essa aproximação, como é o caso do Conselho Estratégico Social, que tem uma representação da comunidade e age no âmbito da universidade, de maneira que a comunidade também tenha um entendimento melhor de com a universidade esta se instalando, de como que são tomadas as decisões aqui dentro, inclusive influenciando nessas decisões. Uma extensão é um pouco de tudo isso”, finaliza.

outubro 28, 2010   Publicado em: Notícias