Exibição de filme e debate pautam terceiro encontro do Sinestésicos

Erechim – Mais de 80 pessoas participaram, na tarde de sábado (23), do terceiro evento organizado pelo programa artístico-cultural “Sinestésicos: arte, cultura & comportamentos altissonantes”, no auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim. Os participantes puderam assistir e debater o filme alemão intitulado “A Onda” (2008), que trata da criação de movimentos de massa, comandados por líderes carismáticos, como base da autocracia.
Os comentários do filme ficaram a cargo dos professores da UFFS, Rodrigo Dias da Silva e Maria Silvia Cristofoli. Rodrigo fez considerações sobre o individualismo da sociedade contemporânea e a constante busca dos jovens por referenciais para aceitação e inclusão em grupos sociais. O professor também abordou o tema da uniformização que descaracteriza o indivíduo, ao mesmo tempo em que fortalece a coletividade. Maria Cristofoli falou da importância do planejamento das atividades escolares, da avaliação crítica da prática docente e da formação de professores e cidadãos. Em seguida, a plateia teve a oportunidade de levantar questionamentos acerca da perda de referencias pelos jovens, do trabalho voluntário feito por pessoas não qualificadas, da crise da escola, etc.
O próximo evento será realizado dia 30 de outubro, às 14 horas, no mesmo auditório, com a exibição do filme “Nascidos em bordéis” (Índia/EUA, 2004), seguido de comentários dos professores da UFFS, Ivone Maria Mendes Silva e Roberto Rafael Dias da Silva. A entrada é franca e os participantes poderão receber certificados. Mais informações, nos seguintes endereços: sinestesicos.uffs@gmail.com; sinestesicosuffs.blogspot.com; twitter.com/sinestesicos.

outubro 29, 2010   Publicado em: Notícias