Bolsistas da UFFS apresentam trabalho na FAPA

Erechim – Alunas bolsistas de Iniciação Acadêmica da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim, acompanhadas dos professores orientadores, apresentaram trabalhos no IX Fórum “Conhecimento: descobertas e construções”. O evento foi promovido pela Faculdade Porto Alegrense (FAPA) e realizado entre os dias 16 de outubro e 06 de novembro.
“O que faz de uma universidade pública uma universidade popular? A experiência da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)”. Esse foi o tema abordado, dia 23, pelas alunas do curso de Licenciatura em Sociologia, Fernanda May, Silene Bom Esperandio e Fabíola Pezenatto, integrantes do projeto “Teoria e prática em educação popular”, coordenado pelo professor Thiago Ingrassia Pereira. Ainda no dia 23, as acadêmicas do curso de Licenciatura em Pedagogia, Vânia Aguiar Pinheiro e Mayane Haushahn Bueno apresentaram, respectivamente, seus estudos sobre “Perfis sócio-ocupacionais e mercado de trabalho na região do Alto Uruguai” e “Desigualdades de gênero e educacionais no mercado de trabalho da região do Alto Uruguai”. Os temas fazem parte do projeto de estudos coordenado pelo professor Luís Fernando da Silva.
A bolsista Vânia Pinheiro apresentou dados sobre a distribuição dos empregos formais por atividade, segundo a faixa etária, a escolaridade e o tempo médio de permanência no emprego. Ela também comparou a realidade do mercado de trabalho da região do Alto Uruguai com o Rio Grande do Sul e o Brasil. “Esses eventos científicos têm grande importância na formação acadêmica dos estudantes. É necessário esse estímulo no decorrer das atividades universitárias para que ocorra essa participação com maior frequência. Os eventos possibilitam não só uma interação com o meio acadêmico, mas também o contato com outros profissionais da mesma área ou de áreas distintas, favorecendo, assim, o acesso a novas informações”, constatou a estudante.
De acordo com a bolsista Silene Esperandio, “pesquisar, desenvolver e apresentar o trabalho foi uma oportunidade de aprofundar e adquirir novos e importantes conhecimentos”. Para Fernanda May, “foi uma experiência muito construtiva pelo fato de vencer o medo e o nervosismo, além do grande aprendizado proporcionado já no segundo semestre do curso”. Todas as bolsistas consideraram um marco significativo em suas vidas acadêmicas poderem participar do IX Fórum, em Porto Alegre.

Os professores Thiago Pereira e Luís Fernando da Silva acompanharam bolsitas em evento na Fapa

outubro 29, 2010   Publicado em: Notícias