As teorias matemáticas têm aplicabilidade no nosso cotidiano?

Laranjeiras do Sul – Parece que sim, de acordo com um dos artigos do professor do campus Laranjeiras do sul da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Alexandre Manoel dos Santos, doutorando no PPGMNE/UFPR. Ele apresentou dois artigos de sua autoria em evento na Universidade Federal do Paraná (UFPR), nos dias 21 e 22 de outubro. Um dos artigos traz o título “O problema da alocação de professores na UNC (Universidade do Contestado), campus Canoinhas: um estudo de caso sob a perspectiva da designação e sua solução por meio da programação inteira com variáveis binárias”.
No texto, o professor estuda um problema comum na maioria das instituições de ensino: o processo de definição da oferta de disciplinas em horários adequadamente escolhidos, visando conciliar os interesses de alunos, professores, coordenadores de curso e diretoria acadêmica. No caso da UNC, a solução numérica obtida correspondeu a 100% do horário que foi adotado no segundo semestre do ano de 2006.
Durante a apresentação, Alexandre colocou duas possíveis soluções para a questão: mostrar que as ferramentas da Pesquisa Operacional (PO) produziram uma solução exequível que modificou significativamente a realidade vivida pelas pessoas na instituição melhorando o desempenho do sistema e seu controle. A segunda solução estudada foi a implantação da solução numérica desenvolvendo um sistema computacional com três elementos importantes: o modelo simbólico do problema, a geração de sua solução numérica e a visualização dos resultados obtidos, na forma de horários de aula já decodificados para a linguagem natural dos professores e alunos.
O outro artigo tratou de “Os aspectos relevantes sobre solução numérica para problemas físicos de campo, na área de concentração de mecânica computacional”.

outubro 29, 2010   Publicado em: Notícias